
ANAMATRA lança cartilha com o apoio do Insight Lab
Na tarde da última terça-feira (13), foi lançada oficialmente a Cartilha sobre Violência Doméstica, uma iniciativa da Comissão Anamatra Mulheres da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA). O evento ocorreu no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, e contou com a presença de representantes do Judiciário, pesquisadores e entidades da sociedade civil.
A publicação tem como objetivo fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente no contexto institucional, em conformidade com a Resolução CNJ nº 254/2018 e a Recomendação CNJ nº 102/2021, que orientam os tribunais sobre a adoção de protocolos integrados de prevenção e medidas de segurança voltadas à proteção de magistradas e servidoras.
Dentre as autoridades presentes no lançamento estavam a Presidente da ANAMATRA, Luciana Paula Conforti, o Vice-presidente da entidade, Juiz Valter Souza Pugliesi, e a Juíza Patrícia Pereira de Sant´Anna, responsável pela Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra. Todos destacaram a importância da cartilha como instrumento de orientação, prevenção e combate à violência de gênero no âmbito da Justiça do Trabalho e em toda a sociedade.
O Insight Lab, laboratório de ciência de dados da Universidade Federal do Ceará, é parceiro da ANAMATRA nesta importante ação. Representando o laboratório no evento, esteve presente a pesquisadora Rebeca Quezado, especialista em combate à violência contra a mulher e integrante de projetos do Insight Lab voltados à promoção dos direitos humanos e da equidade de gênero.
“Essa cartilha é um marco no enfrentamento à violência de gênero dentro do sistema de Justiça. Ela não só oferece informações essenciais, como também propõe ações concretas de acolhimento e prevenção”, destaca Rebeca.
A Cartilha será disponibilizada gratuitamente no site da ANAMATRA: www.anamatra.org.br. A expectativa é de que o material contribua para a conscientização e a construção de ambientes de trabalho mais seguros e inclusivos.