Coordenador do Insight Lab é homenageado pela ABIN durante seminário sobre Inteligência e Soberania Digital
O coordenador do Insight Lab e professor do Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. José Macêdo, foi homenageado pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) com o diploma Valora Destaque, durante o seminário “Diálogos ABIN – Inteligência e Soberania Digital”, realizado nesta terça-feira (03), em Brasília (DF).
A honraria reconhece o papel estratégico exercido pelo pesquisador na condução do desenvolvimento do msg gov, aplicativo de comunicação segura destinado a agentes públicos, concebido pela ABIN e implementado por meio de parceria com a UFC.
A entrega ocorreu durante a programação comemorativa dos 26 anos de criação da ABIN e do Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin).
UFC como parceira estratégica no desenvolvimento do msg gov

Prof. José Macêdo durante a cerimônia de 26 anos da ABIN em Brasília
O reconhecimento ao Prof. José Macêdo destaca o esforço conjunto conduzido dentro da UFC, envolvendo o Departamento de Computação, o Insight Data Science Lab, coordenado pelo Prof. José Macedo e o Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat), coordenado pela Profa. Rossana Andrade.
A universidade, por meio dessas três frentes, é responsável por toda a implementação tecnológica do aplicativo, executada no contexto de um Termo de Execução Descentralizada firmado entre ABIN e UFC.
Durante sua fala, o Prof. Macêdo destacou o caráter colaborativo da iniciativa e o impacto estratégico do projeto:
“Destaco que este é um projeto de pesquisa e desenvolvimento envolvendo a ABIN, a UFC e o SERPRO, onde professores pesquisadores, alunos de doutorado, mestrado e graduação estão envolvidos no projeto. Vejo o msg gov como um importante passo para garantir a soberania digital e proteção de dados do Governo Brasileiro. Além do impacto tecnológico, estamos formando capital humano para desenvolvimento de tecnologia nacional.”
Como foi o evento da ABIN
O seminário Diálogos ABIN, que reuniu cerca de 200 participantes, trouxe como tema central “Inteligência e soberania digital: autonomia estratégica na competição entre grandes potências”. A programação incluiu:
- Abertura institucional – Com falas de Pedro Pontual (Casa Civil), Luiz Fernando Corrêa (diretor-geral da ABIN), e representantes da Escola de Inteligência (Esint) e do Cepesc.
Durante a abertura, foi ressaltado que o msg gov cumpre o decreto que delega à ABIN a responsabilidade de disponibilizar ferramentas de comunicação segura para o Sisbin. - Apresentação oficial do msg gov
Antes das mesas de debate, o público assistiu à demonstração do aplicativo, com explicações sobre suas funcionalidades e sobre a parceria entre ABIN, UFC e Serpro. - Mesas de debate
O evento contou com três mesas temáticas:
- “Inteligência e soberania digital: desafios e perspectivas para o Brasil”
Com representantes do MGI, LNCC, MCTI e ABIN. - “Desafios de Inteligência para a autonomia estratégica do Brasil”
Painel que marcou o lançamento da publicação Desafios de Inteligência – edição 2026. - “Modernização da Inteligência e o papel das escolas do Sistema Brasileiro de Inteligência”
Debate sobre formação, capacitação e modernização das instituições ligadas ao Sisbin.
- Entrega do diploma Valora Destaque

Prof. José Macêdo recebe o diploma Valora Destaque, concedido pela ABIN
A cerimônia reconheceu quatro personalidades de destaque. Entre elas, o Prof. José Macêdo, agraciado “pelo compromisso incansável no projeto de desenvolvimento do aplicativo msg gov”.
O que é o msg gov?
O msg gov é uma plataforma de comunicação segura criada para uso de agentes públicos. Seus recursos incluem:
- envio e recebimento de mensagens de texto e multimídia;
- chamadas de voz e vídeo;
- criação de grupos;
- compartilhamento de arquivos e documentos.
Seu grande diferencial é o uso da criptografia de Estado, tecnologia desenvolvida pela ABIN para proteger informações estratégicas e comunicações sensíveis do governo brasileiro.
O sistema possui arquitetura federada, o que reforça sua resiliência, impossibilitando que seja derrubado ou comprometido por centralização excessiva.
A solução foi construída por meio de uma cooperação entre ABIN, que lidera e fornece a criptografia, UFC, responsável pelo desenvolvimento técnico, e Serpro, responsável pela infraestrutura de nuvem governamental.
O papel da universidade na soberania digital
Com a participação no projeto e o reconhecimento ao Prof. Macêdo, a UFC reafirma a importância da pesquisa acadêmica na construção de soluções estratégicas para o Estado brasileiro.
A atuação coordenada entre Insight Lab, GREat e o Departamento de Computação demonstra como as universidades públicas podem contribuir diretamente para segurança, soberania digital e inovação tecnológica no país.