10 livros para todo Cientista de Dados ler na quarentena

Se durante a sua vida profissional ou acadêmica, o grande problema foi encontrar tempo para ler, hoje, a realidade é outra. Pensando nisso o Insight Lab resolveu te dar uma ajudinha com dicas de leitura para você se aprimorar. Incluímos na lista obras técnicas e literárias que te trarão um conteúdo valioso e produtivo para sua carreira. Confira a lista.

1 – Python para Análise de Dados de Wes Mckinney.

Do mesmo criador da biblioteca Pandas, este volume é um guia para quem está no início da formação como programador. Ele ajuda a entender o funcionamento e a combinação de ferramentas para o tratamento de dados dentro do ambiente Python.

A obra é desenvolvida em seções curtas, o que torna a informação mais focada, isso ajudará o programador iniciante a identificar claramente os pontos centrais sem entrar em expansões ainda difíceis de entender.

2 – Data Science do Zero: Primeiras Regras com o Python  de Joel Grus

Neste livro você aprenderá, a partir do zero, como os algoritmos e as ferramentas mais essenciais de data science funcionam. Entenderá a desempenhar bibliotecas, estruturas, módulos e stacks do data science  ao mesmo tempo que se aprofunda no tema sem precisar, necessariamente, entender de data science.

3 – Storytelling com Dados de Cole Nussbaumer Knaflic.

O livro reflete sobre o que significa a organização dos dados em gráficos, a quem essas informações visuais serão

apresentadas, e dentro de qual contexto. Para a autora a visualização dos dados é o ponto onde as informações devem estar mais sistematizadas, não podendo se tornar um enigma para quem observa.

Ao longo dos capítulos o livro nos mostra processos de concepção dos elementos para a visualização de dados e traz muitos exemplos de antes e depois, ou seja, exemplos de gráficos que não transmitem corretamente a mensagem e, em seguida, uma versão alternativa onde a informação foi apresentada de forma clara e eficiente.

4 – Mãos à Obra: Aprendizado de Máquina com Scikit-Learn & TensorFlow de Aurélien Géron.

Um dos melhores livros prático sobre Machine Learning. Seja para iniciante na área ou para quem já atua e precisa de um complemento.

De maneira prática, o livro mostra como utilizar ferramentas simples e eficientes para implementar programas capazes de aprender com dados. Utilizando exemplos concretos, uma teoria mínima e duas estruturas Python, prontas para produção, o autor ajuda você a adquirir uma compreensão intuitiva dos conceitos e ferramentas na construção de sistemas inteligentes.

5 – Learning Geospatial Analysis with Python de Joel Lawhead

Direcionado principalmente para desenvolvedores, pesquisadores e analistas de Python que desejam executar análises geoespaciais, de modelagem e GIS com o Python.

O livro é uma ótima dica para quem deseja entender o mapeamento e a análise digital e quem usa Python ou outra linguagem de script para automação ou processamento de dados manualmente.

6 – Learning Scala Programming de Vikas Sharma

O livro foi feito para programadores que desejam se familiarizar com a Linguagem de Programação Scala para escrever programas concorrentes, escaláveis ​​e reativos. Não é preciso ter experiência em programação para entender os conceitos explicados no livro. Porém, caso tenha, isso o ajudará a aprender melhor os conceitos.

O autor começa analisando os conceitos básicos da linguagem, sintaxe, tipos de dados principais, literais, variáveis ​​e muito mais. A partir daí, o leitor será apresentado às suas estruturas de dados e aprenderá como trabalhar com funções de alta ordem.

7 – The man who solved the market: how Jim Simons Launched the quant revolution de Gregory Zuckerman

Em tradução livre – O homem que resolveu o mercado: como Jim Simons lançou a Revolução Quant. Um livro não técnico, conta a história de Jim Simons, um matemático que começou a usar estatísticas para negociar ações, em uma época em que todo mundo no mercado usava apenas instintos e análises fundamentais tradicionais.

Obviamente, todo mundo ficou cético em relação a seus métodos, mas depois de anos gerenciando seu fundo de investimentos e obtendo resultados surpreendentes, as pessoas acabaram cedendo e começaram a reconhecer o poder dos chamados quant hedge funds, que desempenham um papel enorme no setor financeiro nos dias atuais.

8 – Feature Engineering for Machine Learning de Alice Zheng e Amanda Casari

Embora a Engenharia de Recursos seja uma das etapas mais importantes no fluxo de trabalho da Ciência de Dados, às vezes ela é ignorada. Este livro é uma boa visão geral desse processo, incluindo técnicas detalhadas, advertências e aplicações práticas.

Ele vem com a explicação matemática e o código Python para a maioria dos métodos, portanto, você precisa de um conhecimento técnico razoável para seguir adiante.

9 – The book of why de Judea Pearl e Dana Mackenzie

Muitas vezes nos dizem que “a correlação não implica causalidade”. Quando você pensa sobre isso, no entanto, o conceito de causalidade não é muito claro: o que exatamente isso significa?

Este livro conta a história de como vemos a causalidade de uma perspectiva filosófica e, em seguida, apresenta as ferramentas e modelos matemáticos para entendê-la. Isso mudará a maneira como você pensa sobre causa e efeito.

10 – Moneyball de Michael Lewis

Esta é a história de Billy Beane e Paul DePodesta, que foram capazes de levar o Oakland Athletics, um pequeno time de beisebol, através de uma excelente campanha na Major League Baseball, escolhendo jogadores negligenciados baratos.

Como eles fizeram isso? Usando dados. Isso mudou a maneira como as equipes escolhem seus jogadores, o que anteriormente era feito exclusivamente por olheiros e seus instintos. A história também inspirou um filme com o mesmo nome, e ambos são obras-primas.

Fonte: crb8.org.br

O que achou das dicas? Que mais livros você incluiria? Compartilha com a gente!