12 bibliotecas do Python para análise de dados espaço-temporais (Parte 2)

Na semana passada, nós publicamos a primeira parte da lista de “12 bibliotecas Python para análise de dados espaço-temporais“. Você já leu? Hoje, vamos falar sobre mais seis bibliotecas desse tipo.

Acompanhe a segunda parte:

7. OSMnx

É uma biblioteca do Python voltada para análise de redes urbanas. Seus recursos principais incluem: o download automatizado de fronteiras políticas e a construção de pegadas, o download personalizado e automatizado, a construção de dados de rede de rua do OpenStreetMap, a correção algorítmica da topologia de rede, a capacidade de salvar redes de rua em disco como shapefiles, arquivos GraphML ou SVG, e a capacidade de analisar redes de rua, incluindo rotas de cálculo, projetando e visualizando redes, além de calcular medidas métricas e topológicas.

Se você quer saber mais sobre OSMnx, nós indicamos este artigo:

OSMnx: New Methods for Acquiring, Constructing, Analyzing, and Visualizing Complex Street Networks

8. Folium

É uma biblioteca código aberto do Python voltada para visualização de dados geoespaciais, em mapas interativos, utilizando a biblioteca Leaflet.js. O Folium possibilita uma fácil utilização dos elementos gráficos do Leaflet, permitindo uma grande flexibilidade para manipular os atributos de um mapa e de seus elementos. Além disso, ele possui diversas visualizações implementadas, tendo destaque para a facilidade de uso das visualizações em função do tempo, como o HeatMapWithTime. O Folium é uma ótima biblioteca quando deseja-se montar uma visualização final dos dados com uma maior riqueza de detalhes interativos.

9. Mplleaflet

É uma biblioteca Python que converte um gráfico matplotlib em uma página da web contendo um mapa Leaflet. O objetivo do Mplleaflet é permitir o uso de Python e Matplotlib para visualizar dados geográficos em mapas deslizantes sem ter que escrever qualquer Javascript ou HTML. Além disso, ele automatiza a escolha do mapa base, o usuário não precisa se preocupar com o seu conteúdo, ou seja, estradas, linhas costeiras, etc.

10. Missingno

É uma biblioteca Python para visualização de dados perdidos em datasets. Suas visualizações incluem diversos gráficos (matriz, barras, mapa de calor, dendrograma, dentre outros) para analisar lacuna de dados ausentes em séries temporais.

11. SciPy

É uma coleção de algoritmos matemáticos e funções de conveniência construída sobre a extensão NumPy de Python e, portanto, com alto desempenho. SciPy fornece recursos para acessar classes de alto nível para manipulação e visualização de dados. Com o SciPy, uma sessão Python interativa torna-se um ambiente de processamento de dados e protótipos de sistemas concorrentes, como MATLAB, IDL, Octave, R-Lab e SciLab.

12. Fiona

Ela é uma biblioteca que foca em ler e escrever dados, em estilo Python IO padrão. Fiona pode ler e escrever dados usando formatos GIS multicamadas e sistemas de arquivos virtuais compactados. Em trabalhos de análise de trajetória, Fiona é uma ótima ferramenta, visto que ela é fácil de usar, flexível e confiável.