Categorias
Não categorizado

SELEÇÃO DE BOLSISTAS PESQUISADORES PARA O PROJETO CEIAS/CRIA HEALTH & WELL-BEING NO LABORATÓRIO INSIGHT

Venha fazer parte do Laboratório Insight Data Science Lab como pesquisador(a) em nossa segunda seleção de 2023! Confira o que diz o edital.

 

Cláusula 1ª – Poderão participar do processo seletivo os candidatos com os seguintes perfis: estudantes de graduação, mestrado da Universidade Federal do Ceará (UFC) ou de outras Instituições de Ensino Superior (IES) de Fortaleza, como também servidores das IFES.

 

Cláusula 2ª – Para os candidatos selecionados serão oferecidas bolsas de pesquisa com valores de R$ 1.000,00 e R$ 2.000,00 pagas diretamente pela Fundação CETREDE que gerencia os recursos do projeto.

 

Cláusula  – O exercício da função de bolsista, previsto neste Edital, não implica em vínculo empregatício com a UFC/FCETREDE. 

  1. Não há um número pré-determinado de candidatos a serem selecionados. 
  2. A presente seleção também se trata de um cadastro de reserva de pesquisadores para um possível preenchimento de vagas nas linhas de pesquisas detalhadas na Cláusula 4ª, adiante.

 

Cláusula 4ª – O processo de seleção dos candidatos e o início das pesquisas ocorrerão conforme o seguinte calendário:

Período de envio de propostas 14/02/2023 e 15/02/2023. 
Divulgação dos candidatos selecionados através de e-mail: 16/02/2023. 
Início da pesquisa: 01/03/2023.

Notas: (i) Candidatos aprovados deverão assinar um termo de concessão de bolsa com a FCETREDE. 

 

Cláusula 5ª – Temas de Pesquisa: a intenção deste Edital é apoiar pesquisa de ponta em Fisioterapia e Inteligência Artificial. Cada candidatura será para a linha de pesquisa do projeto apresentada a seguir.

Linha de Pesquisa Título
Linha 2 Detecção de Anomalias em Dados Biomédicos e Feedback dos Usuários Linha
Linha 4 Computação de IA na ponta para wearables

 

Cláusula  – As propostas de cada candidato deverão seguir a seguinte especificação:

• Cada candidato poderá submeter candidatura para apenas 1 (uma) linha de pesquisa.

 

Cláusula  – Se nenhuma das propostas atender aos critérios do Conselho de Pesquisa do Insight Data Science Lab, não haverá concessão de bolsas neste processo de seleção.

 

Cláusula  – As candidaturas devem ser realizadas, pelo candidato, através do preenchimento do formulário no Google Forms. A partir do momento em que a proposta for submetida à avaliação, presume-se que os candidatos estão cientes de todas as regras estabelecidas neste Edital e que estão de acordo com o seu conteúdo.

 

Cláusula  – O processo seletivo será realizado por um docente pesquisador do projeto. A avaliação dos currículos compreenderá o atendimento aos requisitos mínimos e qualificações desejáveis. Dessa forma, a seleção ocorrerá em única fase, por meio de análise de currículos. 

 

Cláusula 10ª – Os proponentes cujas propostas forem selecionadas terão deveres a serem cumpridos para com o projeto, conforme especificações a seguir: 

  1. Desenvolver integralmente a pesquisa dentro do prazo de duração da bolsa. 
  2. O resultado final da pesquisa deverá ser entregue no formato de pelo menos um artigo científico publicado em conferência ou periódico qualificado extrato B1-A1 (QUALIS, 2020).
  3. Cada candidato selecionado trabalhará em conjunto com um docente pesquisador já associado ao projeto. 
  4. O candidato selecionado e o docente deverão realizar ao menos uma reunião mensal (não necessariamente presencial) de acompanhamento com os coordenadores e pesquisadores do Insight Data Science Lab.
  5. O candidato selecionado deverá elaborar relatório mensal de atividades. 
  6. Os pagamentos das bolsas de pesquisa dependerão da participação do candidato e do professor nas reuniões mensais, nas apresentações semestrais e na entrega do relatório mensal de atividades.. Se não houver o cumprimento desses itens, os pagamentos não serão liberados e as bolsas poderão não ser estendidas.
  7. O Insight Data Science Lab terá direito à exploração comercial dos resultados obtidos, em forma de publicação, incluindo, mas não se limitando a artigo, pôster, livro, página de site, entre outros do gênero:
  • A propriedade intelectual dos resultados obtidos na pesquisa e o direito à comercialização de documentação de protótipo, programa de computador, processos de tratamento de dados e/ou similares pertencerão ao Insight Data Science Lab. 
  • Haverá incentivos para se publicar os resultados obtidos, mas, em se tratando do uso de dados proprietários do Insight Data Science Lab, os autores deverão, obrigatoriamente, contar com a anuência do laboratório, por escrito.

VIII. Em toda e qualquer publicação, incluindo, mas não se limitando a artigo, pôster, livro, página de site e documentação de protótipo, deverá constar uma referência ao Insight Data Science Lab com a seguinte expressão: “Este trabalho foi realizado com o apoio do Insight Data Science Lab por meio do Projeto XXX” (ou expressão equivalente em Língua Inglesa). 

Nota 1: Esses deveres estão relacionados em um termo de compromisso/confidencialidade que será encaminhado aos alunos e professores selecionados no início da pesquisa. O termo deverá ser assinado pelos alunos e professores em duas vias e recebido pelo Insight Data Science Lab. 

Nota 2: Caso alguma regra estabelecida neste edital não seja cumprida, o repasse da bolsa será suspenso. 

 

Cláusula 11ª – A participação dos candidatos no presente processo seletivo não é garantia de vinculação ao projeto CEIAS/CRIA HEALTH & WELL-BEING. Portanto, esse processo seletivo poderá ser revogado unilateralmente, a qualquer tempo, por interesse da equipe de pesquisa da UFC ou por determinação do Órgão Financiador das bolsas, sem que se estabeleça o dever de reparação aos candidatos às vagas para pesquisador. 

 

Cláusula 12ª – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção deste edital que é composta pelos professores: José A. Fernandes de Macêdo, Jorge Soares, Rafael Mesquita, Ticiana Linhares, Rodrigo Ribeiro de Oliveira, Davi Romero e Anselmo Pitombeira Neto.

 

Acesse aqui o Edital em PDF para baixar.

Categorias
Bolsas Samsung UFC Vagas Abertas

Vagas de trabalho para desenvolvedor mobile pleno e desenvolvedor back-end pleno no Insight Lab

Estamos com vagas de trabalho abertas aqui no Insight Lab para desenvolvedor mobile pleno e desenvolvedor back-end pleno

Os candidatos contratados atuarão no projeto AI4WELLNESS, que é fruto da parceria entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação CETREDE, o Centro de Referência em Inteligência Artificial (CRIA) e a Samsung, e tem como objetivo promover soluções tecnológicas no âmbito da inteligência artificial aplicada à saúde.

Vagas disponíveis

Temos uma vaga para desenvolvedor mobile pleno e uma para desenvolvedor back-end pleno, além de vagas para cadastro de reserva.

Você será responsável por:

– atuar no desenvolvimento de aplicações móveis;

– desenvolver soluções inovadoras.

Perfil das vagas

1- Desenvolvedor mobile pleno especialista em aplicações móveis.

– Competências e habilidades: Desenvolvimento nativo Android / WearOS, React Native; experiência de Integração com API, padrões de projeto e clean code, desenvolvimento em ambientes e times ágeis (como JIRA e Git) e publicação de apps nas lojas.

 

2- Desenvolvedor back-end pleno.

– Competências e habilidades: Desenvolvimento e consumo de APIs REST (como Java, Python, Node.js), desenvolvimento de microsserviços (como Spring Cloud), experiência com bases de dados relacionais e não relacionais (como PostgreSQL, MongoDB, Redis, etc.), conhecimento em DevOps (como Kubernetes, Docker, CI & CD, Monitoração, Prometheus, Kibana, Ansible), familiaridade com padrões de projeto e clean code e desenvolvimento em ambientes e times ágeis (como JIRA e Git).

 
Modalidade de Contratação: CLT / Home Office

Carga Horária: 40 horas semanais

 

Etapas da seleção

Etapa Período
1 – Inscrições (preenchimento do formulário de inscrição) 09/02/2023 a 12/02/2023
1 – Análise dos currículos 13/02/2023
1 – Resultado da pré-seleção (via e-mail) 14/02/2023
2 – Entrevistas on-line (para selecionados na etapa 1) 15/02/2023 e 16/02/2023
2 – Divulgação do resultado (via e-mail) 17/02/2023

 

Clique aqui para acessar o edital deste processo seletivo.

 

Inscrições

Deseja se inscrever? Clique no link do formulário a seguir para registrar seus dados e enviar seu currículo:

https://forms.gle/c7pCSiGHJ9JgvZez8 

 

 

Categorias
Não categorizado

O Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará e o alcance internacional

O primeiro evento científico internacional de 2023, realizado no dia 26 de janeiro, o “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias (I CIVIGE)”, intensificou o intercâmbio de conhecimentos em diversas áreas, especialmente, Direito, Ciência de Dados e Políticas Públicas.

O I CIVIGE constituiu um encontro representativo para que, com a ampliação da rede de enfrentamento à violência de gênero, seja possível, cada vez mais, interligar os ecossistemas educacional, político, institucional, empresarial e social na construção de um ambiente antiviolência.

O “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias” é parte dos esforços em busca da promoção da igualdade de gênero, do acesso à informação e da cooperação para o desenvolvimento de uma cultura de paz.

O sucesso do referido projeto acadêmico já garantiu a confirmação de sua segunda edição e também contará com a organização dos pesquisadores da Universidade Federal do Ceará – UFC (Brasil), José Antonio Fernandes de Macêdo e Sílvia Rebeca Sabóia Quezado.


Confira alguns registros fotográficos do I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias – (Imagens: Comunicação Social TRT-7):


Cerimônia de abertura 

A abertura do congresso contou com a presença da Vice-governadora do Ceará, Jade Afonso Romero. Também participou do I CIVIGE o Pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Ceará – UFC, Augusto Teixeira de Albuquerque.

 

Palestra Magna: Política Judiciária Nacional de Enfrentamento Contra a Mulher

Ainda no período da manhã, o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e Supervisor da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do CNJ, Marcio Luiz Coelho de Freitas, proferiu a “Palestra Magna: Política Judiciária Nacional de Enfrentamento Contra a Mulher”.

Dr. Marcio Luiz Coelho de Freitas (Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça)

 

Lançamento do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”

Durante a realização do “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias” os autores José Antonio Fernandes de Macêdo, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva lançaram a obra, intitulada, “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”.

A apresentação restou a cargo da renomada pesquisadora internacional Drª. Maria Elisabete Ferreira (Professora Auxiliar da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Coordenadora da Qualidade da Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Investigadora do Católica Research Centre for the Future of Law).

 

Na etapa final dos trabalhos, os ilustres congressistas nacionais e internacionais debateram as principais questões que permeiam o “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias”.

O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenador Nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, abrilhantou o encerramento do I CIVIGE com o tema de alta relevância, em ser o porta-voz do “Direito Antidiscriminatório”.

 

Para mais informações, leia a programação completa do evento.

 

O I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias contou com mais de 20 (vinte) apoiadores:

 

Sair da versão mobile