6 etapas para a construção do seu portfólio de Data Science

Você já possui ou está iniciando um portfólio de projetos em Data Science? Com um portfólio, o profissional se mostra presente e atuante na comunidade global de cientista de dados e também faz uso de mais uma ferramenta que mostra ao mercado suas habilidades na área.

Muitas vezes na construção do portfólio, surgem dúvidas sobre como organizar o processo de desenvolvimento dos projetos. Essas dúvidas são bem vindas, mostram o seu planejamento e a busca para tornar seu trabalho mais consistente e coerente, um trabalho com sentido e direção.

Para te ajudar, hoje vamos apresentar e esclarecer 6 etapas para fortalecer seu portfólio de Ciência de Dados

Antes do tópico 1, precisamos relembrar de uma característica que todo cientista de dados deve ter: paixão pela área! Sim, a Ciência de Dados é uma área fascinante, com estudos de impacto inquestionável nos mais diferentes âmbitos e com profissionais muito valorizados, mas, sendo a conjunção entre Matemática, Estatística e Computação, é uma ciência complexa e que exige dedicação e estudo constantes. Se o amor pela área você já tem, pode seguir a leitura.

1. Definição do Problema

O passo inicial do seu projeto deve ser a  boa definição do problema a ser resolvido e, assim, traçar a melhor estratégia para solucioná-lo. Você deve esquadrinhar o problema selecionado para definir as técnicas estatísticas e de machine learning que serão empregadas, sempre guiando seu processo pela questão: qual o valor e impacto do que eu estou fazendo?

A escolha do conjunto de dados a ser usado é também um ponto da fase de definição do problema. No Kaggle, por exemplo, existem diversos projetos e datasets que podem ser utilizados como base para seu projeto. Veja a lista de sites para baixar dados gratuitamente que nós criamos:

Entretanto, na indústria, muitas vezes um dos grandes desafios do cientista de dados é exatamente converter um problema de negócios em um problema de ciência de dados. Nesse sentido, algo interessante a se fazer é, em vez de utilizar algum problema ou dataset já existentes, definir seu próprio problema e, consequentemente, construir seu próprio banco de dados. Apesar de gastar algum tempo coletando os dados, essa etapa te ajudará a pensar na melhor maneira de coletar e reunir informações, e você estará aprendendo uma parte que nem sempre é ensinada na escola.

Claro que este último ponto não é obrigatório, mas é interessante realizá-lo porque te ajudará a explicar melhor aos outros seu pensamento estratégico ao enfrentar um problema.

2. Limpeza dos Dados

O segundo passo deve ser a limpeza dos dados. Essa é uma parte que toma um tempo substancial do processo. Nessa etapa, datasets são unidos, são detectadas anomalias (por exemplo, “1”, “2”, “sol”), valores faltantes são identificados e imputados. A limpeza dos dados remove os principais erros e inconsistências no conjunto de dados e garante que os dados estejam prontos para análise.

3. Análise Exploratória dos Dados

Com a limpeza dos dados feita, o próximo passo é analisar. Essa é uma etapa extremamente importante porque lhe permite entender seus dados e fazer descobertas. Frequentemente, uma boa análise descritiva permite formular hipóteses e questões relevantes, utilizando medidas estatísticas (média, variância, correlação) e visualização (histogramas, box plots, gráficos de dispersão). Nesta parte, você:

(a) saberá a natureza de cada variável (qualitativa ou quantitativa);

(b) saberá qual a distribuição de cada uma;