8 vezes em que a tecnologia virou roteiro de cinema

Você, muitas vezes, deve ter se deparado com cenas futuristas no cinema com carros voadores e robôs que se tornam rivais dos humanos. Pois é, a indústria cinematográfica utiliza muito conhecimento tecnológico, matemático e de programação para ativar a imaginação de grandes diretores. A Ciência de Dados na vida real é fascinante e se torna ainda mais incrível quando vista pela sétima arte.

A nossa playlist, desta vez, traz filmes de ficção, documentários e biografias que tratam como a tecnologia foi adequada para a grande tela. Confira estas oito dicas:

1. O Jogo da Imitação

O Jogo da Imitação, baseado na história real de Alan Turing, narra como um matemático, sem patente militar ou cargo político, conseguiu decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final da 2ª Guerra Mundial.

Com uma equipe de decodificadores trabalhando em uma instalação militar secreta no projeto Ultra, Turing não tinha motivações humanitárias ou patrióticas, mas sim, matemáticas.

Arrogante, tirânico, introvertido e de difícil convívio, ainda mais sob a pressão extrema de sua missão, Alan estava obstinado em decifrar o Enigma. Foi quando teve a ideia de criar uma máquina para decifrar códigos secretos. Se a criação deu certo ou não, você vai precisar assistir o filme para saber.

Inspirado no livro “Alan Turing: The Enigma”, de Andrew Hodges, o filme é um reconhecimento ao pai da computação moderna, interpretado por Benedict Cumberbatch, o Sherlock Holmes da série BBC e Dr. Estranho, Marvel.

2. Her

Her é a história de Theodore (Joaquin Phoenix, o coringa), um escritor de cartas românticas divorciado. Ele adquire um novo sistema operacional, Samantha (Scarlett Johansson), como o sistema se autonomeia, e o configura com voz feminina. Os dois desenvolvem uma relação pessoal que evolui para um relacionamento amoroso marcado por questionamentos presentes em qualquer namoro e por questões particulares, como a dúvida se Samantha está desenvolvendo a capacidade de pensamento próprio ou se seu sentimento por Theodore é um comportamento programado.

3. Estrelas Além do Tempo

A obra lança aos olhos do grande público as histórias de Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe), três matemáticas negras da Nasa que trabalharam para tornar possível a viagem espacial de John Glenn ao redor da Terra.

O filme é um dos esforços para tentar corrigir a trajetória da História que continuava falando das conquistas espaciais sem citar os nomes dessas mulheres pioneiras.

Katherine realizou o cálculo da trajetória do voo do Apolo 11, o foguete que levou os homens à Lua pela primeira vez. Dorothy, ao descobrir que a Nasa adquirira o computador IBM, decide aprender e ensinar suas companheiras de departamento a programar. Mary foi a primeira mulher engenheira da Nasa. Essas conquistas se tornaram ainda mais desafiadoras diante da discriminação racial e do machismo presentes em suas vidas.

4. O Círculo

Esse filme apresenta a trajetória de Mae (Emma Watson) dentro da Círculo, uma poderosa empresa do ramo de tecnologia. O que parece o trabalho dos sonhos no início se torna um conflito quando a protagonista entende que as tecnologias da empresa, naturalizadas no cotidiano de milhões de pessoas, são um meio para vigiar os usuários e monopolizar suas informações pessoais. É recriada na ficção a realidade: a perda de nossa privacidade quando nos inserimos nos ambientes virtuais. Você lembra do seu histórico de navegação do dia 14 do mês passado? Algumas das maiores companhias do mundo têm tudo isso muito bem armazenado.

5. Vice – The Future of Work

Lançado em 2019, Vice busca delinear um quadro, diante do presente concretizado da inteligência artificial e das perspectivas para seu desenvolvimento, de qual será a configuração do mercado de trabalho no futuro onde máquinas se apresentarão como uma alternativa mais eficiente em diversas atividades laborais.

Quais vantagens no campo de trabalho a humanidade alcançará? Em quais termos as leis serão redigidas para regularizar uma nova realidade empregatícia? Para quais atividades serão realocados os grupos substituídos por máquinas? Em Vice, eles estão tendo essa conversa.

6. The Age of A.I.

Apresentada pelo ator Robert Downey Junior, a série mostra o trabalho de alguns dos pesquisadores mais influentes no desenvolvimento do potencial da inteligência artificial. Em nove episódios, vamos acompanhar a quais níveis a IA já chegou e o que se espera que sejamos capazes de produzir com ela no futuro, como o aperfeiçoamento da computação afetiva, onde máquinas aprendem a sentir e reagir de uma forma cada vez mais humana.

7. O Homem que Mudou o Jogo

No filme, baseado em fatos reais, vamos acompanhar a análise de dados sendo usada como estratégia pela equipe de beisebol Oakland Athletics. Diante da falta de dinheiro do time, o treinador Billy Beane (Brad Pitt) se junta ao analista Peter Brand (Jonah Hill), que sugere uma nova metodologia na escolha dos atletas; nela, o foco deixa de ser a contratação de grandes estrelas.

Peter, sabendo que quase tudo deixa seu rastro de dados, analisa as estatísticas sobre atletas medianos e passa a selecionar aqueles que são talentosos em pontos específicos do jogo. Essa estratégia eleva a posição da Oakland Athletics dentro da Liga Americana e passa a ser adotada por outras equipes.

8. The Great Hack

A obra mostra como o uso do Big Data, associado a técnicas de marketing, influenciou a eleição presidencial americana de 2016. A companhia Cambridge Analytica, a partir dos dados que o Facebook forneceu de seus usuários, identificou perfis eleitorais e conseguiu produzir um conteúdo mais personalizado para o público que queria atingir.

The great Hack vem para nos lembrar que os nossos dados estão sendo usados, e nós não sabemos por quem e com quais objetivos.

Gostou dessas dicas? Qual te interessou mais?

Autores