Bolsas de pesquisa para estudantes de mestrado e doutorado e servidores de IFES no projeto CEIAS/CRIA HEALTH & WELL-BEING.

O Insight Data Science Lab abre mais uma oportunidade para quem deseja participar como pesquisador(a) no projeto CEIAS/CRIA HEALTH & WELL-BEING. Atenção às cláusulas do edital!

Cláusula 1ª

Poderão participar do processo seletivo candidatos com os seguintes perfis: estudantes de mestrado ou doutorado da Universidade Federal do Ceará (UFC) ou de outras Instituições de Ensino Superior (IES) de Fortaleza, como também servidores das IFES.

Cláusula 2ª

Para os candidatos selecionados serão oferecidas bolsas de pesquisa com valores de R$ 2.000,00, pagas diretamente pela Fundação CETREDE que gerencia os recursos do projeto.

Cláusula 3ª

O exercício da função de bolsista, previsto neste Edital, não implica em vínculo empregatício com a UFC/FCETREDE.

1. Não há um número pré-determinado de candidato(a)s a serem selecionados.
  2. A presente seleção também se trata de um cadastro de reserva de pesquisadores para um possível preenchimento de vagas nas linhas de pesquisas detalhadas na Cláusula 5ª, adiante.

Cláusula 4ª

O processo de seleção e o início das pesquisas ocorrerão conforme o seguinte calendário:

Período de envio de propostas 07/06/2023 a 12/06/2023
Divulgação dos candidatos selecionados através de e-mail 14/06/2023
Entrega dos documentos 19/06/2023
Início da pesquisa 01/07/2023

Notas: (i) Candidatos aprovados deverão assinar um termo de concessão de bolsa com a FCETREDE.

Cláusula 5ª

Temas de Pesquisa: a intenção deste Edital é apoiar pesquisa de ponta em aprendizagem de máquina (machine learning) aplicada à saúde e ao bem-estar. Cada candidatura será para a linha de pesquisa do projeto apresentada a seguir.

Linha de Pesquisa Título
Linha 3 Monitoramento de usuários a partir da análise de sensores de dispositivos móveis/vestíveis
Cláusula 6ª

Se nenhuma das propostas atender aos critérios do Conselho de Pesquisa do Insight Data Science Lab, não haverá concessão de bolsa neste processo de seleção.

Cláusula 7ª

As candidaturas devem ser realizadas, pelo candidato, através do preenchimento do formulário. Clique aqui para ter acesso ao link do formulário.  A partir do momento em que a proposta for submetida à avaliação, presume-se que os candidatos estão cientes de todas as regras estabelecidas neste Edital e que estão de acordo com o seu conteúdo.

Cláusula 8ª

O processo seletivo será realizado por um docente pesquisador do projeto. A avaliação dos currículos compreenderá o atendimento aos requisitos mínimos e qualificações desejáveis. Dessa forma, a seleção ocorrerá em única fase, por meio de análise de currículos.

Cláusula 9ª

Os proponentes cujas propostas forem selecionadas terão deveres a serem cumpridos para com o projeto, conforme especificações a seguir:

1. Desenvolver integralmente a pesquisa dentro do prazo de duração da bolsa;
  2. O resultado final da pesquisa deverá ser entregue no formato de pelo menos um artigo científico publicado em conferência ou periódico qualificado extrato B1-A1 (QUALIS, 2020);

III. O candidato selecionado trabalhará em conjunto com um docente pesquisador já associado ao projeto;

1. O candidato selecionado e o docente deverão realizar ao menos uma reunião mensal (não necessariamente presencial) de acompanhamento com os coordenadores e pesquisadores do Insight Data Science Lab;
  2. O candidato selecionado deverá elaborar relatório mensal de atividades;
  3. Os pagamentos das bolsas de pesquisa dependerão da participação do candidato e do professor nas reuniões mensais, nas apresentações semestrais e na entrega do relatório mensal de atividades.. Se não houver o cumprimento desses itens, os pagamentos não serão liberados e as bolsas poderão não ser estendidas;

VII. O Insight Data Science Lab terá direito à exploração comercial dos resultados obtidos, em forma de publicação, incluindo, mas não se limitando a artigo, pôster, livro, página de site, entre outros do gênero:

• A propriedade intelectual dos resultados obtidos na pesquisa e o direito à comercialização de documentação de protótipo, programa de computador, processos de tratamento de dados e/ou similares pertencerão ao Insight Data Science Lab;
  • Haverá incentivos para se publicar os resultados obtidos, mas, em se tratando do uso de dados proprietários do Insight Data Science Lab, os autores deverão, obrigatoriamente, contar com a anuência do laboratório, por escrito.

VIII. Em toda e qualquer publicação, incluindo, mas não se limitando a artigo, pôster, livro, página de site e documentação de protótipo, deverá constar uma referência ao Insight Data Science Lab com a seguinte expressão: “Este trabalho foi realizado com o apoio do Insight Data Science Lab por meio do Projeto XXX” (ou expressão equivalente em Língua Inglesa).

Nota 1: Esses deveres estão relacionados em um termo de compromisso/confidencialidade que será encaminhado aos aluno(a)s e professore(a)s selecionado(a)s no início da pesquisa. O termo deverá ser assinado pelos alunos e professores em duas vias e recebido pelo Insight Data Science Lab.

Nota 2: Caso alguma regra estabelecida neste edital não seja cumprida, o repasse da bolsa será suspenso.

Cláusula 10ª

A participação dos candidatos no presente processo seletivo não é garantia de vinculação ao projeto CEIAS/CRIA HEALTH & WELL-BEING. Portanto, esse processo seletivo poderá ser revogado unilateralmente, a qualquer tempo, por interesse da equipe de pesquisa da UFC ou por determinação do Órgão Financiador das bolsas, sem que se estabeleça o dever de reparação aos candidatos às vagas para pesquisador.

Cláusula 11ª

Os casos omissos serão resolvidos pela comissão deste edital.

Comissão

A organização  desta  seleção é formada pelos professores:

Prof. José A. Fernandes de Macêdo, Profa. Cláudia Pessoa; Prof. João Paulo Madeiro e Prof. Danielo G. Gomes.