Câmara Municipal de Fortaleza homenageia uma década de legado do Insight Lab

Em janeiro de 2013, o Insight Data Science Lab deu início à sua jornada na Universidade Federal do Ceará (UFC), trilhando um percurso pioneiro a partir das amplas possibilidades proporcionadas pela ciência de dados e inteligência artificial. Ao longo de uma década, estabelecemos sólidas parcerias, testemunhamos nossos estudantes alcançarem feitos notáveis em suas áreas e descobrirmos juntos como podem contribuir para o avanço dessa fascinante ciência.

Na noite da última quinta-feira, 30 de novembro, o Plenário Fausto Arruda, na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), foi palco da solenidade em celebração aos 10 anos do Laboratório
Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará. O evento, marcado por momentos de gratidão e reconhecimento, contou com a presença de ilustres homenageados e autoridades locais.

A Sessão Solene foi conduzida pelo vereador Jorge Pinheiro, propositor da homenagem, que presidiu a cerimônia em nome do Presidente da Casa, Vereador Gardel Rolim (PDT). A atmosfera solene foi enriquecida pela presença de figuras proeminentes, todas fundamentais para o desenvolvimento e sucesso do
Insight Data Science Lab.

Durante a cerimônia, os homenageados presentes receberam uma placa e certificados de reconhecimento pelo empenho e dedicação em prol do desenvolvimento tecnológico no Ceará. Cada gesto e conquista no transcorrer dos anos foram destacados como contribuições valiosas para o avanço da ciência de dados e inovação na região.

O vereador Jorge Pinheiro, ao proferir suas palavras, expressou sua admiração pelo trabalho desempenhado pelo
Insight Data Science Lab e ressaltou a importância de iniciativas tecnológicas e científicas que visam o bem-estar social. O Pró-Reitor de Graduação da UFC, Prof. Dr. Davi Romero de Vasconcelos, também deixou sua mensagem, enfatizando a relevância do laboratório para a formação acadêmica e profissional de futuras gerações.

A noite foi ainda enriquecida pela participação do Coordenador do
Insight Lab, Prof. Dr. José Antonio Fernandes de Macêdo, que compartilhou sua visão sobre o papel do laboratório na promoção da inovação e no fomento à pesquisa científica. Além disso, o Prof. Macêdo compartilhou com os presentes a história de origem do laboratório e apresentou projetos científicos desenvolvidos aqui.

Obrigado!

Mais uma vez, agradecemos e parabenizamos cada um dos nossos insighters por sua inestimável contribuição no desenvolvimento de tantos projetos dos quais nos sentimos extremamente orgulhosos. Em especial, agradecemos a:

José Antonio Fernandes de Macêdo

Janaina Oleinik Moura Rosa

Ticiana Linhares Coelho da Silva

Custódio Luís Silva de Almeida

Sílvia Rebeca Sabóia Quezado

Regis Pires Magalhães

Davi Romero de Vasconcelos

José Florêncio de Queiroz Neto

Igo Ramalho Brilhante

David Araújo Abreu

Lívia Almada Cruz

Rossana Maria de Castro Andrade

Marianna Gonçalves Ferreira

Jessika Kantnila de Melo Lima Cavalcante Moreira

Tiago Dias da Silva

Fábio Zech Sylvestre

Maurício Feijó Benevides de Magalhães Filho.

Sessão Solene em imagens:

Acompanhe a cerimônia completa no canal da Câmara Municipal de Fortaleza no YouTube: