CNJ consagra Insight Lab com o Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral

Da esquerda para a direita: Marcio Luiz Freitas (Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ), Ministra Rosa Weber (Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do CNJ), Sílvia Rebeca Sabóia Quezado (Pesquisadora do Insight Lab), José Antônio Fernandes de Macêdo (Coordenador do Insight Lab) e Tiago Dias da Silva (Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Ceará – TJCE)                          /     Foto Por: RÔMULO SERPA/CNJ

O livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” é o vencedor do “III Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral” na modalidade “Produção Acadêmica”. O projeto foi desenvolvido pelos renomados pesquisadores do Insight Lab e da Universidade Federal do Ceará (UFC) liderados por José Antônio Fernandes de Macêdo, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva. A ilustre Profª. Drª. Maria Elisabete Ferreira, Professora Auxiliar da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, escreveu a apresentação dessa obra.

“Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” representa um esforço coletivo no campo da pesquisa e prevenção do feminicídio, abordando uma questão crucial e sensível que afeta a sociedade como um todo. Com a combinação de experiência em diversos campos, os autores apresentam uma análise aprofundada do fenômeno do feminicídio, explorando suas causas, manifestações e impacto social. Além disso, o estudo também se destaca por examinar as possíveis abordagens tecnológicas que podem ser adotadas para o enfrentamento da violência de gênero.

Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral

O Prêmio Juíza Viviane Vieira do Amaral, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), é

“uma iniciativa do CNJ destinada a premiar e a dar visibilidade a ações de prevenção e enfrentamento ao fenômeno da violência doméstica e familiar contra mulheres e meninas. Constitui objetivo do prêmio, ainda, conscientizar os integrantes do Judiciário quanto à necessidade de permanente vigília para o enfrentamento desse crescente tipo de violência.

Criada pela Resolução CNJ n. 377/2021, a premiação reverencia a memória da juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Viviane Vieira do Amaral, vítima de feminicídio praticado, em dezembro de 2020, pelo ex-marido.”

Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

O III Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral é outorgado em seis categorias:

I – tribunais;
II – magistrados(as);
III – atores (atrizes) do sistema de Justiça Criminal (Ministério Público, Defensoria Pública, advogados(as) e servidores(as);
IV – organizações não governamentais;
V – mídia; e
VI – produção acadêmica.

Cerimônia de premiação

A cerimônia de outorga do “III Prêmio CNJ Juíza Viviane Viera do Amaral” ocorreu no dia 26 de setembro de 2023, na sede do Conselho Nacional de Justiça, Brasília (DF).

A solenidade foi presidida pela Ministra Rosa Weber, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ. Essa foi a última sessão comandada pela Ministra, que foi empossada em 12 de setembro de 2022 como Presidente do STF e se aposenta após 12 anos integrando o Supremo Tribunal Federal. A cerimônia também foi conduzida por Marcio Luiz Freitas, Conselheiro do CNJ, biênio 2021-2023, e que atua como Juiz Federal Titular da 9ª Vara do Distrito Federal desde 2014.

O evento de premiação foi transmitido ao vivo no Canal do CNJ no Youtube e você pode ASSISTIR AQUI.