Hackathon TCE: pesquisadores desenvolvem plataformas para análise de dados da gestão pública

O 1º Hackathon promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará aconteceu no SebraeLab, entre 24 e 26 de janeiro. O evento reuniu 33 profissionais e estudantes de diversas áreas ligadas à análise de dados, agrupados em oito equipes.

Como publicado pelo próprio TCE-CE, o desafio norteador do Hackathon foi o de “desenvolver uma solução para ler dados abertos dos diversos municípios e do governo do estado do Ceará, encontrar indícios e publicar informações, permitindo a checagem pelos cidadãos”.

Conheça as equipes, e seus temas, com melhor colocação na maratona:

Baião de dados

Centralizar dados dos portais de transparência municipais (macashare.org)

Digimon

Busca de indícios de fraudes e irregularidades em licitações municipais

Graúna

Sistema de fiscalização de contratos municipais

A equipe Baião de Dados é composta pelos colaboradores do Insight Lab Felipe Marcel, Samir Chaves, Alberth Florêncio, Valmiro Ribeiro e por Paulo Costa, integrante do Grupo de Redes de Computadores, Engenharia de Software e Sistemas (GREat).

A ordem de classificação de cada uma das três equipes finalistas será divulgada nesta quinta-feira (30) durante cerimônia na sede do TCE-CE. A premiação seguirá a seguinte ordem: R$ 15.000,00 para o primeiro lugar, R$ 10.000,00 para o 2º e R$ 5.000,00 para o 3º colocado.