Em agosto, o Projeto Big Data e Inteligência Artificial entregou as primeiras ferramentas que compõem o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (Em Frente, Brasil) (Foto: MJSP)

Ministério da Justiça reconhece atuação da UFC no Projeto Big Data e Inteligência Artificial

A Universidade Federal do Ceará tem se destacado no Projeto SINESP Big Data e Inteligência Artificial, desenvolvido pela UFC em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Na última sexta-feira (20), o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, recebeu ofício do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destacando os “excelentes resultados” dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade no âmbito do projeto, vinculado ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESP).

O documento, assinado pelo delegado federal Wellington Clay Porcino Silva, diretor de Gestão e Integração de Informações da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), aponta como resultado positivo “a inovação científica dos produtos [desenvolvidos pela UFC], que apresentam recursos não presentes em nenhuma solução de mercado“.

A qualidade dos produtos e serviços, o nível de gestão e comprometimento da equipe, a antecipação das entregas de produtos e serviços, e a implantação das ferramentas do projeto nos estados participantes também são apresentados pelo delegado federal como aspectos que fundamentam a afirmação de que os trabalhos realizados pela Universidade “têm obtido excelentes resultados”.

Para o reitor Cândido Albuquerque, a mensagem do MJSP ressalta a importância de se criar na UFC uma unidade para integrar todas as ações desenvolvidas na área de inteligência artificial. “As instituições estão buscando a inteligência artificial como mecanismo de solução de seus problemas. E nós precisamos ter uma unidade que integre todas as ações de nossos diversos cursos na área de inteligência artificial. Já temos bons trabalhos, mas precisamos fortalecer nossa ação nesse campo”, considera.

Coordenado pelo Prof. José Macêdo, do Departamento de Computação da UFC, o Projeto SINESP Big Data e Inteligência Artificial desenvolveu ferramentas que possuem, entre outras funcionalidades, análise de manchas criminais, visualização de posicionamento de viaturas em tempo real, acionamento de câmeras, identificação de impressão digital e gestão de policiamentos.

O produto já está em funcionamento nos estados participantes do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (Em Frente, Brasil), projeto-piloto implementado no fim de agosto pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública com o objetivo de reduzir o número de crimes violentos no país por meio de articulação entre a União, os estados e os municípios.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, nos últimos três meses, o número de homicídios caiu 44,7% nas cincos cidades participantes do programa: Ananindeua (Pará), Cariacica (Espírito Santo), Goiânia (Goiás), Paulista (Pernambuco) e São José dos Pinhais (Paraná).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional – fone: (85) 3366 7331

Fonte: UFC