O Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará e o alcance internacional

O primeiro evento científico internacional de 2023, realizado no dia 26 de janeiro, o “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias (I CIVIGE)”, intensificou o intercâmbio de conhecimentos em diversas áreas, especialmente, Direito, Ciência de Dados e Políticas Públicas.

O I CIVIGE constituiu um encontro representativo para que, com a ampliação da rede de enfrentamento à violência de gênero, seja possível, cada vez mais, interligar os ecossistemas educacional, político, institucional, empresarial e social na construção de um ambiente antiviolência.

O “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias” é parte dos esforços em busca da promoção da igualdade de gênero, do acesso à informação e da cooperação para o desenvolvimento de uma cultura de paz.

O sucesso do referido projeto acadêmico já garantiu a confirmação de sua segunda edição e também contará com a organização dos pesquisadores da Universidade Federal do Ceará – UFC (Brasil), José Antonio Fernandes de Macêdo e Sílvia Rebeca Sabóia Quezado.

Confira alguns registros fotográficos do I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias – (Imagens: Comunicação Social TRT-7):

Cerimônia de abertura

A abertura do congresso contou com a presença da Vice-governadora do Ceará, Jade Afonso Romero. Também participou do I CIVIGE o Pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Ceará – UFC, Augusto Teixeira de Albuquerque.

Palestra Magna: Política Judiciária Nacional de Enfrentamento Contra a Mulher

Ainda no período da manhã, o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e Supervisor da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres do CNJ, Marcio Luiz Coelho de Freitas, proferiu a “Palestra Magna: Política Judiciária Nacional de Enfrentamento Contra a Mulher”.

Dr. Marcio Luiz Coelho de Freitas (Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça)

Lançamento do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”

Durante a realização do “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias” os autores José Antonio Fernandes de Macêdo, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva lançaram a obra, intitulada, “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”.

A apresentação restou a cargo da renomada pesquisadora internacional Drª. Maria Elisabete Ferreira (Professora Auxiliar da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Coordenadora da Qualidade da Escola de Direito da Universidade Católica Portuguesa e Investigadora do Católica Research Centre for the Future of Law).

Na etapa final dos trabalhos, os ilustres congressistas nacionais e internacionais debateram as principais questões que permeiam o “I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias”.

O Ministro do Tribunal Superior do Trabalho e Coordenador Nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro, abrilhantou o encerramento do I CIVIGE com o tema de alta relevância, em ser o porta-voz do “Direito Antidiscriminatório”.

Para mais informações, leia a programação completa do evento.

O I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero: ações estratégicas, políticas públicas e tecnologias contou com mais de 20 (vinte) apoiadores: