O Insight Lab e o Sindojus discutem medidas para o enfrentamento da violência de gênero

A pesquisadora Rebeca Quezado em visita ao Sindojus

Na última quarta-feira (12), a diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus – CE) recebeu, na sede da entidade, a pesquisadora do Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sílvia Rebeca Sabóia Quezado, autora do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”, juntamente com o Prof. Dr. José Antonio Fernandes de Macêdo e Tiago Dias da Silva.

Na ocasião, foi apresentado o portfólio de projetos científicos do Insight Data Science Lab da UFC e ressaltado a relevância do papel da universidade no enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.

A entidade se colocou à disposição para contribuir com a pesquisadora no que diz respeito à atuação do Oficial de Justiça nos casos de violência doméstica e familiar. “Observamos essa lacuna no levantamento desses dados e nos colocamos à disposição para intermediar e enriquecer a pesquisa com o viés dos Oficiais de Justiça acerca da violência doméstica e, inclusive, a atuação da categoria nessas ações”, destacou a diretora Fernanda Garcia.

A partir desse primeiro contato, a ideia é firmar uma parceria para que sejam desenvolvidas palestras e seminários sobre o tema. “Colocamo-nos à disposição para auxiliar e que juntos possamos desenvolver projetos para melhor entender e combater esse fenômeno”, frisou Fernanda Garcia.

O Oficial de Justiça é o servidor público responsável por efetivar o cumprimento de um mandado judicial e pode fazer a diferença na vida das vítimas de violência doméstica, exercendo papel fundamental na rede de enfrentamento à violência doméstica. Ao efetivar uma ordem judicial de proteção, ele traz esperança a essas mulheres, proteção e confiança na justiça.

Fonte: Sindicato de Justiça do Ceará (Sindojus – CE)