TRE-CE reúne autoridades em evento sobre violência de gênero na política e pesquisadores da UFC prestam homenagem a Maria da Penha

Da direita para a esquerda: José Macêdo, Rebeca Quezado, Tiago Dias, Maria da Penha, Senadora Augusta Brito e Deputada Estadual Larissa Gaspar

Ontem (07) pela manhã, Fortaleza foi palco de uma Roda de Conversa inspiradora sobre o ativismo contra a violência de gênero na política. O “Encontro sobre Violência de Gênero na Política e homenagem a Maria da Penha” ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e foi organizado pelo TRE-CE e Instituto Maria da Penha em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Insight Data Science Lab.

A cearense Maria da Penha Maia Fernandes, grande mulher símbolo da luta contra a violência de gênero no Brasil, esteve presente no evento e foi homenageada. Ela recebeu o título de Mulher Destaque da Justiça Eleitoral, assinado pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, presidente do TRE do Ceará. A honraria foi entregue a Maria da Penha pela juíza Bruna dos Santos Costa Rodrigues

Maria da Penha recebe homenagem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE)

Maria da Penha e a juíza Bruna Rodrigues

Prateleira Maria da Penha

Prateleira Maria da Penha inaugurada na Biblioteca do TRE-CE

No decorrer do evento, a “Prateleira Maria da Penha” foi oficialmente inaugurada sob aplausos na Biblioteca Central do TRE-CE. Essa iniciativa visa levar a bibliotecas de todo o país obras que tratem da temática da violência de gênero.

Participantes

A Roda de Conversa contou com a participação dos pesquisadores do Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará e autores do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”, Dr. José Macêdo, Dra. Rebeca Quezado e Dr. Tiago Dias.

O TRE-CE divulgou que também compuseram a mesa de debate “a juíza Bruna Rodrigues; a juíza Vanessa Veras, da Ouvidoria da Mulher do TRE do Ceará; a juíza Rosa Mendonça, do 1o. Juizado da Mulher de Fortaleza; a senadora Augusta Brito; a secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher no Ceará, Raquel Andrade dos Santos; a auditora fiscal do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho do Estado, Elizabeth Alice; a deputada estadual Larissa Gaspar, presidente da Frente Parlamentar de Combate à Violência Política de Gênero da Assembleia Legislativa; a defensora pública Jeritza Braga Rocha Lopes, superintendente do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC); a capitã Dayane Teixeira Rodrigues, do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), da Polícia Militar do Ceará; a procuradora de Justiça Roberta Coelho Maia Alves; a juíza do trabalho Karla Yacy Carlos da Silva, do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região (TRT7); e a delegada geral adjunta da Polícia Civil, Teresa Cruz”.

Senadora Augusta Brito

Em um gesto significativo, nossos pesquisadores, José Macêdo, Rebeca Quezado e Tiago Dias, tiveram a honra de entregar a senhora Maria da Penha um exemplar do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”. Uma troca valiosa de conhecimentos e experiências exitosas em projetos científicos desenvolvidos no âmbito da Universidade Federal do Ceará.

José Macêdo apresenta o livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”

Tiago Dias da Silva

Galeria de fotos do “Encontro sobre Violência de Gênero na Política e homenagem a Maria da Penha”.