“Uma senhora toma chá”, a história da Estatística está cheia de histórias

Sabe aqueles livros que você precisa ler antes de terminar a graduação? Então, para os estudantes de Estatística, um dos primeiros livros dessa lista é “Uma senhora toma chá – Como a Estatística revolucionou a ciência no século XX”, de David Salsburg.

E o título já traz história. Em uma tarde de verão em Cambridge, Inglaterra, um grupo de professores universitários e suas esposas tomavam o chá da tarde. Uma das mulheres presentes afirmava que a ordem na qual os ingredientes, leite e chá, eram colocados alterava o sabor do chá. E por isso, um dos homens presentes disse: “vamos testar a proposição”.

Esse homem era Ronald Aylmer Fisher, que, em 1935, publicou The Design of Experiments, no qual descreveu o experimento da senhora provando chá. Como resume Salsburg, “nesse livro, Fisher analisa a senhora e sua crença como um problema hipotético e considera os vários experimentos que podem ser planejados para determinar se era possível a ela notar a diferença”.

As vidas que revolucionaram a Estatística

E assim segue Salsburg nos contando a história da revolução estatística na ciência do século XX. Como afirma o autor, no final desse século, “quase toda a ciência tinha passado a usar modelos estatísticos”.

Em “Uma senhora toma chá”, David Salsburg nos convida a conhecer a história do desenvolvimento da Estatística mesclada às histórias de algumas das pessoas que protagonizaram essa ciência. Mas além da beleza da Estatística e genialidade desses estudiosos, o livro nos conta também sobre os conflitos entre esses pioneiros e sobre algumas de suas contradições.

E como escrito por Carlos Antonio Costa na revista Ciência Hoje, “os leitores que conhecem e trabalham com estatística vão adorar conhecer as histórias dos homens e mulheres que inventaram os métodos que usam em seu cotidiano de trabalho. Por exemplo, as de William Gosset (1876-1937), que inventou o teste t de Student enquanto trabalhava na cervejaria Guiness; Chester Bliss (1899-1979), inventor do modelo probit; de Jerzy Neyman (1894- 1981), que desenvolveu a matemática que explica os testes de hipótese; de W. Edwards Deming (1900-1993), que revolucionou a indústria japonesa; ou de Andrey Kolmogorov (1903-1987), o gênio matemático que desenvolveu a teoria da probabilidade”.

David Salsburg

David Salsburg é PhD em Estatística Matemática e lecionou na University of Pennsylvania, Harvard School of Public Health, Yale University, Connecticut College e University of Connecticut.  Mas antes de sua experiência docente, David trabalhou na Pfizer Central Research por 27 anos. E isso foi um marco, pois Salsburg foi o primeiro estatístico contratado pela Pfizer, assim como um dos primeiros a trabalhar para qualquer empresa farmacêutica.