Universidade Católica Portuguesa promove o lançamento de livro de pesquisadores da UFC, em conferência internacional

O livro, intitulado, “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” (José Antonio Fernandes de Macêdo, Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva) foi lançado na conferência internacional “Pesquisa científica sobre violência doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará (Brasil), em 13 de abril de 2023.

Além de prefaciar a presente obra, a Profª. Drª. Maria Elisabete Ferreira, da Universidade Católica Portuguesa, também apresentou e saudou os autores pela contribuição da publicação.

O referido evento foi promovido pela Faculdade de Direito, Escola do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, sob a coordenação da Profª. Drª. Sandra Tavares.

Durante a conferência internacional “Pesquisa científica sobre violência doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará (Brasil), os autores do livro abordaram os principais tópicos da violência de gênero, além dos avanços e desafios na elaboração de estudos acadêmicos nos dias atuais. José Antonio Fernandes de Macêdo iniciou o evento evidenciando as inovações digitais no enfrentamento da violência contra as mulheres. A conferencista Sílvia Rebeca Sabóia Quezado, durante a sua exposição, apresentou em detalhes o panorama do feminicídio em terras alencarinas. Já a professora da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Cristina Correia, ressaltou o dever do Estado de proteger a vítima e punir o agressor.

Para a moderadora do evento “A visita teve como propósito a realização da “Conferência Internacional Pesquisa Científica sobre Violência Doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará”, em que os dois Convidados participaram como conferencistas, apresentando as comunicações “As inovações digitais no enfrentamento da violência de gênero” (José Antonio Fernandes de Macêdo) e “A era dos dados e o crime de feminicídio no Brasil” (Sílvia Rebeca Sabóia Quezado).

“A discussão suscitada na conferência, permitiu partilhar experiências e aprofundar o conhecimento técnico e jurídico mútuo num tema que, infelizmente, é transversal. Em Portugal, a análise em termos de tecnologia digital e de tratamento de dados, abre portas a novos questionamentos e propostas de atuação.
A colaboração entre a Universidade Federal do Ceará e a Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa teve o seu início no passado mês de outubro de 2022, aquando da realização, em Fortaleza, da ‘Conferência Internacional sobre Violência Doméstica e de Gênero’, organizada com a colaboração de ambas as Instituições. Já este ano, em janeiro, decorreu, em Fortaleza, o ‘I Congresso Internacional sobre Violência de Gênero’ (com participação online de Investigadoras da Universidade Católica Portuguesa), estando neste momento a ser projetado o ‘II Congresso Internacional sobre Violência de Gênero’, a realizar na cidade do Porto, ainda este ano.
A colaboração mútua tem sido muito proveitosa. Esta é uma parceria que já deu os seus frutos e, esperamos, continue a robustecer-se no futuro.”
Sandra Tavares – (Professora Auxiliar da Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa; Investigadora do Centro de Estudos e Investigação em Direito; Organizadora da Conferência Internacional conferência internacional Pesquisa científica sobre Violência Doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará).

Acompanhe a seguir alguns registros da conferência: