Destaque

II Seminário Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho é apoiado pela UFC e Insight Lab

Nesta quinta-feira (27 de julho), de 8h30 às 18h, o SESI Ceará realiza o II Seminário Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho, com debates, reflexões e apresentações de iniciativas sobre este tema que tem alta relevância para a sociedade. O evento conta com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-7), do Ministério Público do Trabalho (MPT-7), da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/CE), além de representantes de indústrias e empresas que atuam no Ceará, e de profissionais do SESI. A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Insight Data Science Lab são apoiadores do evento.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas pelo link:

São esperados empresários, gestores, representantes de sindicatos patronais, universidades, profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal, Segurança e Saúde do Trabalho, Jurídico, Contabilidade e Outros Profissionais Vinculados à Gestão Empresarial e Interessados na Prevenção de Acidentes de Trabalho e de Doenças Relacionadas ao Trabalho.

Acidentes fatais no Brasil

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) sinaliza o Brasil em 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais ocorridos no ambiente de trabalho. Isto significa que ainda há muito o que avançar e por conquistar, e que as ações e práticas preventivas precisam acontecer em três frentes, envolvendo governos, empregadores e trabalhadores. Manter ambientes e processos de trabalho seguros e saudáveis é uma responsabilidade compartilhada entre entes públicos, empresas e trabalhadores. No seminário, serão apresentados dados específicos sobre o Ceará.

II Seminário pelo Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Data: 27/07/2023, quinta-feira
Horário: 8h30 às 18h
Local: Casa da Indústria – FIEC – Av. Barão de Studart, 1980 – Aldeota – Fortaleza (CE)
Inscrições: CLIQUE AQUI

Fonte: Serviço Social da Indústria (SESI)

Ceará Destaque Não Violência à Mulher Webinar

UFC e Insight Lab apoiam a XVII Jornada Lei Maria da Penha, promovida pelo CNJ

Nos dias 7 e 8 de agosto, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoverá o evento, “XVII Jornada Lei Maria da Penha”, com transmissão ao vivo no canal do CNJ no Youtube.

FAÇA AQUI A SUA INSCRIÇÃO.

Como o Conselho Nacional de Justiça destaca, a Jornada Lei Maria da Penha é realizada desde 2007 “para celebrar o aniversário da sanção da Lei federal n. 11.340/2006. Ao final de cada edição, é produzida uma Carta onde são apresentadas as propostas de ação para aprimorar a Política Judiciária Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres”.

A Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Insight Data Science Lab apoiam a 17ª edição do evento, que abordará temas referentes à Lei Maria da Penha, bem como o uso das tecnologias pelas instituições e os impactos na sociedade.

Representando essas duas instituições, o Prof. Dr. José Antonio Fernandes de Macêdo, que é professor adjunto do Departamento de Computação da UFC e Coordenador Geral do Insight Lab, integra o rol dos conferencistas do evento, sendo um dos convidados para o painel “O USO DE TECNOLOGIA NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER E AS EXPERIÊNCIAS DO TJCE, TJRJ E TJMA”.

O Prof. Dr. José Antonio Fernandes de Macêdo tem produzido importantes estudos científicos voltados para o uso da tecnologia na temática da violência de gênero, sendo, por exemplo, um dos autores da obra “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia” junto aos pesquisadores Sílvia Rebeca Sabóia Quezado e Tiago Dias da Silva.

Programação da XVII Jornada Lei Maria da Penha

Data: 7 e 8 de agosto de 2023
Horário: 14h30 às 19h (7/8) e das 9h às 19h (8/8)
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), em Fortaleza – CE, com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube
Inscrição: https://formularios.cnj.jus.br/xvii-jornada-lei-maria-da-penha/
Prazo de inscrição: 30 de junho a 1º de agosto

Fonte: Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Não Violência à Mulher

O Insight Lab e o Sindojus discutem medidas para o enfrentamento da violência de gênero

A pesquisadora Rebeca Quezado em visita ao Sindojus

Na última quarta-feira (12), a diretoria do Sindicato dos Oficiais de Justiça do Ceará (Sindojus – CE) recebeu, na sede da entidade, a pesquisadora do Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC), Sílvia Rebeca Sabóia Quezado, autora do livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”, juntamente com o Prof. Dr. José Antonio Fernandes de Macêdo e Tiago Dias da Silva.

Na ocasião, foi apresentado o portfólio de projetos científicos do Insight Data Science Lab da UFC e ressaltado a relevância do papel da universidade no enfrentamento de todas as formas de violência contra a mulher.

A entidade se colocou à disposição para contribuir com a pesquisadora no que diz respeito à atuação do Oficial de Justiça nos casos de violência doméstica e familiar. “Observamos essa lacuna no levantamento desses dados e nos colocamos à disposição para intermediar e enriquecer a pesquisa com o viés dos Oficiais de Justiça acerca da violência doméstica e, inclusive, a atuação da categoria nessas ações”, destacou a diretora Fernanda Garcia.

A partir desse primeiro contato, a ideia é firmar uma parceria para que sejam desenvolvidas palestras e seminários sobre o tema. “Colocamo-nos à disposição para auxiliar e que juntos possamos desenvolver projetos para melhor entender e combater esse fenômeno”, frisou Fernanda Garcia.

O Oficial de Justiça é o servidor público responsável por efetivar o cumprimento de um mandado judicial e pode fazer a diferença na vida das vítimas de violência doméstica, exercendo papel fundamental na rede de enfrentamento à violência doméstica. Ao efetivar uma ordem judicial de proteção, ele traz esperança a essas mulheres, proteção e confiança na justiça.

Fonte: Sindicato de Justiça do Ceará (Sindojus – CE)