Categorias
Destaque Intercâmbio

Insight Lab prestigia evento com embaixadores da América do Sul e dirigentes da OEI Portugal e do IPDAL

No âmbito da Cátedra de Estudos Ibero-americanos, a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) organizaram a mesa redonda “A América Latina e a União Europeia”, em Lisboa, no dia 17 de abril de 2023, com os expositores: Carlos Malamud (Real Instituto Elcano), Virginia Delisante (Universidad ORT Uruguai), sob a moderação do Prof. Dr. Filipe Romão (UAL).

A abertura do evento ficou a cargo da Profª. Drª. Nancy Elena Ferreira Gomes (Professora Associada da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) onde, atualmente, é Coordenadora Científica da Licenciatura em Relações Internacionais; Coordenadora do Curso Avançado de Estudos sobre a América Latina, organizado pelo Departamento de Relações Internacionais (DRI) da UAL e o Instituto da Defesa Nacional; e Coordenadora da Cátedra de Estudos Ibero-Americanos, criada em parceria pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a UAL, adstrita ao DRI/OBSERVARE).

Prestigiaram o evento os embaixadores da América do Sul – Mary Mora (Embaixadora da Venezuela em Portugal), Álvaro Malmierca (Embaixador do Paraguai em Portugal) e também Paulo Neves (Presidente do Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL), além da Profª. Drª. Ana Paula Laborinho (Diretora da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em Portugal).

Após o encerramento da mesa redonda, os autores do livro “FEMINICÍDIO: MAPEAMENTO, PREVENÇÃO E TECNOLOGIA”, José Antonio Fernandes de Macêdo e Sílvia Rebeca Sabóia Quezado salientaram a relevância da temática do feminicídio no contexto da América Latina, bem como o fomento de parcerias com as instituições promotoras da conferência “A América Latina e a União Europeia”.

Sair da versão mobile