Categorias
Destaque Inovação Pesquisa UFC

Observatório da FIEC é cenário de encontro entre representantes da UFC, UCP e UMinho

O Observatório da FIEC foi o cenário do encontro entre os representantes do Insight Data Science Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade Católica Portuguesa | Porto (UCP), da Universidade do Minho (UMinho), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Ceará (SENAI/CE) e do Serviço Social da Indústria (SESI), uma iniciativa da UFC para priorizar novas parcerias estratégicas entre as instituições.

A agenda contemplou reuniões de trabalho, com vista à transferência de conhecimento e tecnologia entre os dois lados do Atlântico.

Estavam presentes, José Antonio Fernandes de Macêdo (UFC), Sílvia Rebeca Sabóia Quezado (UFC), Veridiana Sales Pinheiro Aragão (FIEC), Pedro Miguel Freitas (UCP) e Pedro Venâncio (UMinho).

O Vice-diretor da Faculdade de Direito, Escola do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, Prof. Dr. Pedro Miguel Freitas aduziu que “foi para mim prazer poder acompanhá-los na visita às instalações da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por dois motivos. Em primeiro lugar, foi uma oportunidade única para conhecer, em primeira mão, algumas das atividades desenvolvidas pela FIEC, particularmente as do Observatório da Indústria. Não conhecendo previamente a FIEC, devo confessar que fiquei impressionado com o impacto prático da FIEC no desenvolvimento da indústria do Estado do Ceará. Tive igualmente a possibilidade de reencontrar o Prof. José Macêdo e a Dra. Rebeca Quezado, que nos tinham prestigiado com a sua presença na Conferência Internacional Pesquisa Científica sobre Violência Doméstica no âmbito da Universidade Federal do Ceará, realizada recentemente na Faculdade de Direito, Escola do Porto, da Universidade Católica Portuguesa. Neste reencontro pudemos partilhar experiências e pontos de vista sobre problemas societários comuns, dos dois lados do atlântico, onde a ciência dos dados e o direito podem, em estreita articulação, dar um contributo importante para a sua solução.”

“Foi extremamente interessante a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas várias vertentes de ação da Federação das Indústrias do Estado de Ceará. O impacto da ação da FIEC no desenvolvimento do ambiente empresarial e social é impressionante. Muito obrigado pela oportunidade”, ponderou o Prof. Dr. Pedro Dias Venâncio, da Universidade do Minho, Portugal.

Ao final da reunião, foram discutidas ações em conjunto, sobretudo em consonância com propósito do Observatório da Indústria do Sistema FIEC “aplicar conhecimento e conectar pessoas com soluções inteligentes para transformar a sociedade e os negócios do futuro.”

Por fim, resta evidenciada que a multidisciplinaridade tornou-se assinatura nos trabalhos capitaneados pelos ilustres Ricardo Cavalcante (Presidente da FIEC), Paulo André Holanda (Superintendente Regional do Serviço Social da Indústria (SESI Ceará) e Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) e José Antonio Fernandes de Macêdo (Cientista-chefe da Transformação Digital do Governo do Ceará).

 

Sair da versão mobile