Categorias
Ceará Inteligência Artificial Tecnologia

Spia alerta para veículo clonado e auxilia na prisão de homem em Fortaleza

A inteligência artificial do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) prestou mais um bom serviço para a sociedade cearense. A ferramenta desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Universidade Federal do Ceará (UFC), contribui para o aumento no número de veículos roubados e furtados que a Polícia cearense recupera todos os dias em todo o Estado. Nessa quarta-feira (20), um homem foi preso em flagrante com um veículo de placas clonadas, no bairro Montese, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5), de Fortaleza.

A Polícia Militar do Ceará (PMCE), por meio do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), chegou até o homem, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Os militares realizaram a abordagem ao condutor Caio César Santos da Silva (32), que foi flagrado com um Hyundai Veloster, com placas clonadas. As originais pertencem a um veículo de mesmo modelo, do estado do Rio de Janeiro (RJ). O veículo também apresentava sinais de identificação adulterados.

O homem foi conduzido para realização de flagrante na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC). Após ser ouvido na unidade policial, o homem foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação e por adulterar ou remarcar número de chassi ou qualquer sinal identificador de veículo automotor. A Polícia Civil investiga a procedência do automóvel apreendido.

Antecedentes

Caio cumpre medida cautelar após ser preso em 2017, em uma operação da Polícia Federal, batizada como “Operação Valentina”. Ele fazia parte de um grupo investigado por furtar contas bancárias e aplicar golpes pela Internet. Os criminosos foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), no ano passado 2018.

Recuperações de veículos

Com os investimentos feitos pelo Governo do Estado no combate aos crimes de mobilidade, a SSPDS registrou um aumento na recuperação de veículos subtraídos em ações criminosas. Com as instalações de mais de 3.300 câmeras de videomonitoramento em todo o Ceará, aliadas ao Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia) e à ampliação do motopatrulhamento da Polícia Militar do Ceará (PMCE), como o CPRaio, além do trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil, o índice de recuperação já corresponde a 76%, em 2019. Ou seja, em comparação aos 7.974 carros e motocicletas roubadas ou furtadas, as forças de segurança do Ceará recuperaram, em 2019, 6.027 bens automotores, até o mês de outubro deste ano.

Sair da versão mobile