Categorias
Destaque Inovação squad trabalho

Squads: Modelo que torna as organizações mais ágeis e produtivas

 

O mundo empresarial vive em constante transformação e avanço. Para acompanhar esse ritmo é preciso se atualizar e a inovação é item imprescindível para a continuidade das organizações. Os processos estão cada vez mais velozes e o desafio de manter a rentabilidade força as empresas a encontrarem maneiras de se adaptarem às novas realidades. E aí surge uma questão primordial: como estruturar sua empresa da melhor forma possível?

CONCEITO DE SQUAD

O Squad (esquadrão) é um modelo organizacional que estrutura a divisão das equipes empresariais em pequenos times multidisciplinares. Cada uma com a missão de solucionar desafios específicos de produtos. O Squad é composto por membros de diferentes funções, sincronizados e autônomos, em grupos pequenos e liderados por um colaborador individual, o líder.

O Squad (esquadrão) é um modelo organizacional que estrutura a divisão das equipes empresariais em pequenos times multidisciplinares. Cada uma com a missão de solucionar desafios específicos de produtos. O Squad é composto por membros de diferentes funções, sincronizados e autônomos, em grupos pequenos e liderados por um colaborador individual, o líder.

COMO SURGIU O MODELO DE SQUAD

Em 2014, o vídeo intitulado Spotify Engineering Culture ou Cultura de Engenharia do Spotify – serviço de distribuição de música pela internetdeu o pontapé inicial ao que popularmente ficou conhecido como “modelo Spotify Squads”.

Em sua formação inicial, o Spotify era uma pequena organização que utilizava o Scrum – estrutura de trabalho que busca auxiliar times a construírem e desenvolverem seus produtos em ambientes complexos. Com o crescimento da empresa e o aumento da equipe, percebeu-se que o modelo Scrum não se adequava mais tanto à empresa como antes. Então, concluíram que a metodologia Ágil – do Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software, assinado em 2001 em Utah, era mais importante do que um modelo específico. As metodologias ágeis, em geral, defendem o planejamento adaptativo, times auto-organizados e multidisciplinares, melhoria contínua e o desenvolvimento evolucionário.

A partir daí, o Spotify reformulou seu “Scrum Master” para “ Agile Coach”, que funcionaria como um líder-colaborador capaz de incentivar uma melhoria contínua. Depois dessa primeira mudança, as equipes passaram a ser chamadas de Squads.

 

MODELO SQUAD NO INSIGHT LAB

O Insight Lab implementou a metodologia Squad para dar mais rapidez aos seus trabalhos e uma maior autonomia aos seus membros. Liderado por um coordenador especialista em sua área, cada Squad possui a autonomia necessária para desenvolver um trabalho mais ágil e com ótimos resultados.

Cada esquadrão é coordenado por um líder, que tem o papel de facilitador. Apesar do título, o líder não está em uma posição superior ou inferior ao restante da sua equipe, sendo o seu papel tão importante quanto o de todos os outros membros do esquadrão.

A composição desses Squads, multidisciplinares, vai desde profissionais especializados a estudantes de graduação, passando por pesquisadores nacionais e internacionais. Com um grupo misto, cada membro tem a oportunidade de conhecer mais sobre as outras funções e construir um aprendizado colaborativo.

 

IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO SQUAD

Agilidade e produtividade

Com uma equipe mais enxuta, os squads conseguem agilizar os processos por exigir menos burocracia e menos necessidade de reuniões. No modelo de equipe tradicional existe a necessidade de uma relação entre setores no processo, enquanto no Squad toda a comunicação acontece, unicamente, dentro da equipe. Não há a dificuldade de organizar horários e prazos com um número maior de pessoas.

 

Motivação pelo sucesso do projeto

Com o nivelamento das responsabilidades, o grupo passa a desenvolver um sentimento de coletividade mais apurado, e a motivação é consequência diante do reconhecimento também mais democrático entre os membros quando o sucesso acontece.

 

Colaboração além das funções 

Nos Squads, uma grande vantagem é a contribuição de todos os membros durante os processos, de diversas maneiras, independente da sua especialização. Isso enriquece ainda mais a construção do produto que recebe visões diferentes de cada pessoa.

A colaboração também acontece na parceria em dividir os trabalhos, ou mais ainda, na ajuda a um colega na realização de uma tarefa para que a execução dos trabalhos não seja comprometida. Dentro de um Squad o sucesso é de todos. 

 

E você, também faz parte de um Squad?

Que modelo organizacional é usado no seu trabalho?

 

Fontes: 

TecnoSpeed e Target Teal

 

Sair da versão mobile