Categorias
Bolsas Ciência de Dados Inteligência Artificial Não categorizado

Vagas no projeto Anamnese Assistida por Inteligência Artificial para bolsistas de mestrado e doutorado da UFC

O Insight está com inscrições abertas para bolsistas de mestrado e doutorado para o projeto de pesquisa Anamnese Assistida por Inteligência Artificial. Venha fazer parte do nosso time e contribuir com o desenvolvimento de tecnologias de ponta aplicadas aos problemas da sociedade e das organizações. 

Os bolsistas serão  selecionados por mérito acadêmico, tendo em vista o perfil esperado e os requisitos necessários para realização da pesquisa.

 

Projeto Anamnese Assistida por Inleligência Artificial do Centro de Referência em Inteligência Artificial (CEREIA).

O objetivo do centro é desenvolver pesquisas voltadas ao uso da inteligência artificial para a resolução de problemas na área da saúde, bem como promover a formação de profissionais para atender esse mercado. O CEREIA foi inaugurado no dia 20 de março pela FAPESP e o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica e ocupará uma área de 380 metros quadrados no quinto andar do Condomínio de Empreendedorismo e Inovação da UFC.

No Brasil são realizadas mais de um bilhão de consultas médicas por ano. Neste contexto, anamnese é uma atividade essencial no atendimento médico. Nela são investigados e documentados episódios e fatos relacionados ao paciente, resumindo suas queixas e provendo um ponto inicial para um diagnóstico e por conseguinte um tratamento. Na maioria dos ambientes de atendimento ao paciente, a anamnese é feita de maneira rudimentar: a investigação depende exclusivamente da habilidade do profissional, a documentação é feita através de textos livres e desestruturados e o possível diagnóstico é também manual e dependente do conhecimento do profissional.

As informações da anamnese e exames complementares são importantes para possíveis diagnósticos. O reconhecimento de padrões (pattern recognition) e de critérios de diagnóstico (combinação de sintomas, sinais e resultados de exames) é usado na determinação de um diagnóstico correto. Dessa forma, é essencial a concepção e o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial para auxiliar os profissionais da área da saúde com o objetivo de melhorar o atendimento e a segurança do paciente, assim como reduzir custos.

Saiba mais sobre o projeto nos portais: FAPESP, UFC e revista Veja Saúde.

Sediado na Universidade Federal do Ceará, grupo pretende desenvolver projetos voltados à aplicação de internet das coisas, big data, transformação digital e tecnologias de ponta na prevenção, diagnóstico e terapias de baixo custo (foto: divulgação/Hapvida NotreDame Intermédica)

Número de Vagas
  • 2 bolsas para Mestrado;
  • 1 bolsa para Doutorado;

 

Período de duração da bolsa

Até 24 meses para bolsa de mestrado e até 48 meses para bolsa de doutorado

 

Modalidade de Contratação

Os valores das bolsas concedidas pela FAPESP estão disponíveis em https://fapesp.br/valores/bolsasnopais;

 

Requisitos:
  • Estar regularmente matriculado no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC) da UFC; 
  • Não ter nenhuma outra bolsa de instituições de fomento, uma vez que não é permitido o acúmulo de bolsas.
  • As bolsas da FAPESP são concedidas em regime de dedicação integral à pesquisa, ficando o Bolsista impedido de:
    • Exercer profissionalmente qualquer outra atividade, remunerada ou não, que não esteja relacionada à execução do projeto de pesquisa aprovado;
    • Ser sócio-gerente ou participar da administração de sociedade privada.

 

Etapas da seleção
Envio do formulário, até: 28/05
Resultado da análise de currículo e histórico 30/05
Resultado final 31/05

 

Inscrição

Acesse o  ➡️ formulário de inscrição para registrar seus dados, enviar seu currículo e histórico escolar. Fique atento às datas e ao seu e-mail.

Sair da versão mobile