Categorias
Aplicativo Big Data Inteligência Artificial Segurança

Criado pelo Insight Lab, aplicativo Sinesp Agente de Campo é lançado pelo Ministério da Justiça

O Insight Lab, através do squad de produtos e dados, desenvolveu para o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o aplicativo Sinesp Agente de Campo, lançado na segunda-feira, 25/05, inicialmente em teste beta com 250 policiais dos estados do Acre, Pará e Tocantins.

Apoio a policiais

Direcionado para os agentes de segurança pública, a ferramenta pretende dar maior celeridade ao trabalho policial nas ruas, disponibilizando acesso imediato a informações como mandados de prisão de todo o país, pessoas e objetos envolvidos em boletins de ocorrência e busca nacional de veículos. No caso dos veículos, é possível  realizar consultas detalhadas através de informações como placa, RENAVAM, chassi, motor e proprietário. Além disso, os agentes possuirão acesso a alertas atualizados sobre roubos e furtos.

Fase de implementação

No período de implementação o aplicativo será utilizado por policiais selecionados pelos estados que poderão reportar, pelo próprio aplicativo, eventuais ajustes que considerem relevantes. O Insight Lab continua o trabalho de aprimoramento da ferramenta, para que em breve, novas funções estejam disponíveis, A expectativa é que após a fase de teste, que vai até junho, o serviço seja estendido para todo o país. Na segunda fase, os policiais serão cadastrados pelos respectivos estados. 

De acordo com o diretor de Gestão e Integração da Informação da Senasp/MJSP, Wellington Silva, a ferramenta agiliza o trabalho de quem está em campo: “O aplicativo permite que o policial que está na ponta receba informações em tempo real. É um grande ganho de agilidade e rapidez no atendimento à população, na oferta de serviços públicos efetivos de segurança e na elucidação de crimes, melhorando o tempo de resposta da polícia”. 

Projeto Big Data

O aplicativo Sinesp Agente de Campo é fruto de um projeto maior, intitulado “Sinesp Big Data e Inteligência Artificial”, o qual é coordenado e executado pelo Insight Lab. Este projeto visa desenvolver métodos e técnicas inovadoras em Ciência de Dados e Inteligência Artificial com objetivo de contribuir com a segurança pública nacional. No mês de abril, o MJSP também havia lançado novas atualizações do aplicativo Sinesp Cidadão, igualmente desenvolvido pelo Insight Lab e com um diferencial de ser voltado para os cidadãos no apoio às questões de segurança pública.

 

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MSJP)

Categorias
Ciência de Dados Destaque Tecnologia

Os 10 melhores Ted Talks de tecnologia

Até onde uma ideia pode chegar? “Até o céu!”, diria Santos-Dumont. 

É, Santos, elas podem ir além. Elas vão mais longe, e são muito mais significativas, quando são compartilhadas e se juntam a uma outra ideia.

Falando em ideias se encontrando, a gente já pensa no TED Talks, um evento que começou em 1984 juntando tecnologia, entretenimento e design, com seu slogan “Ideas worth spreading”. O TED é um dos eventos de maior audiência do mundo, e se tornou o fenômeno que conhecemos quando passou a disponibilizar as palestras gratuitamente nos meios online. A partir daí, as palestras puderam ser espalhadas em uma outra escala, chegando a um público de milhões.

O Ted é uma ideia que se espalhou e, com 36 anos de existência, já trouxe ao palco algumas das pessoas mais inspiradoras, criativas e inovadoras do campo da tecnologia. Em meio a esse universo de grandes conversas, hoje, nós vamos compartilhar a nossa lista dos 10 melhores Ted Talks de IA, dados e tecnologia.

A forma como a lista está ordenada não significa uma ordem de preferência. Olha as palestras que nós escolhemos:

 

1. O que acontece quando nossos computadores ficam mais inteligentes do que nós?

A inteligência artificial está ficando mais inteligente rapidamente. Dentro deste século, sugerem pesquisas, uma IA de computador poderá ser tão “inteligente” quanto um ser humano. E então, diz Nick Bostrom, nos ultrapassará: “A inteligência das máquinas é a última invenção que a humanidade precisará fazer”. Filósofo e tecnólogo, Bostrom nos pede que pensemos muito sobre o mundo que estamos construindo agora, impulsionado por máquinas pensantes. Nossas máquinas inteligentes ajudarão a preservar a humanidade e nossos valores ou terão valores próprios?

 

2. As melhores estatísticas que você já viu

Você nunca viu dados sendo apresentados assim. Com o drama e a urgência de um apresentador de esportes, o guru das estatísticas Hans Rosling desmascara mitos sobre o chamado “mundo em desenvolvimento”.

 

3. Os trabalhos que vamos perder para as máquinas – e os que não vamos

O aprendizado de máquina não é apenas para tarefas simples, como avaliar o risco de crédito e classificar e-mails. Hoje, ele é capaz de fazer aplicações muito mais complexas, como classificar dissertações e diagnosticar doenças. Com esses avanços, surge uma pergunta desconfortável: um robô fará o seu trabalho no futuro?

 

4. Como estamos ensinando computadores a entender imagens

Quando uma criança muito jovem olha para uma foto, ela pode identificar elementos simples: “gato”, “livro”, “cadeira”. Agora, os computadores estão ficando inteligentes o suficiente para fazer isso também. O que vem depois? Em uma palestra arrebatadora, a especialista em visão computacional Fei-Fei Li, codiretora do Stanford’s Human-Centered AI Institute, descreve o estado da arte, incluindo o banco de dados de 15 milhões de fotos que sua equipe construiu para “ensinar” um computador a entender imagens, e as principais ideias que estão por vir.

 

5. Como a IA pode compor uma trilha sonora personalizada para sua vida

Conheça a AIVA, uma inteligência artificial que foi treinada na arte da composição musical lendo mais de 30.000 das melhores partituras da história. Em uma palestra e demonstração hipnotizantes, Pierre Barreau toca composições criadas pela AIVA e compartilha seu sonho: criar trilhas sonoras originais ao vivo baseadas em nossos humores e personalidades.

 

6. Como os algoritmos moldam nosso mundo

Vivemos em um mundo administrado por algoritmos, programas de computador que tomam decisões ou resolvem problemas para nós. Nesta conversa engraçada e fascinante, Kevin Slavin mostra como os algoritmos modernos determinam os preços das ações, as táticas de espionagem e até os filmes que você assiste. Mas ele pergunta: se dependemos de algoritmos complexos para gerenciar nossas decisões diárias – quando começamos a perder o controle?

 

7. O que é IA – e o que não é

Nesta conversa informativa e inspiradora, Sebastian Thrun discute o progresso do aprendizado profundo, por que não devemos temer a IA e como a sociedade será melhor se o trabalho tedioso for feito com a ajuda de máquinas. “Apenas 1% das coisas interessantes já foram inventadas”, diz Thrun. “Eu acredito que todos nós somos insanamente criativos … [IA] nos permitirá transformar a criatividade em ação”.

 

8. Verdade em Ciência de Dados

Neste TEDx, a pesquisadora da MITRE Corporation, Jaya Tripathi, apresenta métodos fundamentais em Ciência de Dados ao descrever seu processo para chegar à verdade em sua pesquisa sobre demografia e dependência.

 

9. Como manter o viés humano fora da IA

Os algoritmos de IA tomam decisões importantes sobre você o tempo todo. Mas o que acontece quando essas máquinas são construídas com viés humano codificado em seus sistemas? A tecnóloga Kriti Sharma explora como a falta de diversidade na tecnologia está se infiltrando em nossa IA, e oferece três maneiras pelas quais podemos começar a criar algoritmos mais éticos.

 

10. Como a IA pode melhorar nossa memória, trabalho e vida social

Quão inteligentes nossas máquinas podem nos tornar? Tom Gruber, co-criador da Siri, quer criar uma “IA humanística” que aumente e colabore conosco, em vez de competir (ou substituir). Ele compartilha sua visão sobre um futuro em que a IA nos ajuda a alcançar um desempenho sobre-humano na percepção, criatividade e função cognitiva, desde turbinar nossas habilidades de design até nos ajudar a lembrar tudo o que lemos e o nome de todos que já conhecemos. “Estamos no meio de um renascimento na IA”, diz Gruber. “Toda vez que uma máquina fica mais inteligente, nós ficamos mais inteligentes”.

 

E você, quais Ted Talks mais te marcaram? Compartilha com a gente nos comentários.

*Os resumos apresentados sobre as palestras foram adaptados do site do TED.

 

 

 

Categorias
Ciência de Dados Dados Destaque

Webinar: Como os modelos epidemiológicos são aplicados ao Covid-19: entendendo casos reais

Diante de um cenário tão complexo quanto o atual, onde grande parte da população se sente desorientada e assustada, é fundamental difundir informações corretas e claras. Por isso, estamos lançando o 1º webinar do Insight Lab: “Como os modelos epidemiológicos são aplicados ao Covid-19: entendendo casos reais”. 

Com transmissão online e gratuita no YouTube, o evento acontecerá nesta quarta-feira (20 de maio), começando às 16h, e contará com cinco especialistas que esclarecerão, através de casos reais observados na pandemia de 2020, os modelos epidemiológicos usados para entender e prever o comportamento do Covid-19 entre as populações. 

Faça parte da conversa!

 

Serviço

Dia: 20 de maio

Horário: 16h

Clique aqui para acessar o webinar e adicionar um lembrete na agenda.

 

Categorias
Ciência de Dados Cursos Destaque

Está no ar o Curso de Introdução ao Docker

Olha quem acabou de chegar na internet: nosso “Curso de Introdução ao Docker”. O curso foi ministrado na Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2019, e agora está disponível em nosso canal no YouTube.

 

Conheça os pesquisadores do Insight Lab que são os instrutores do curso:

  • Gustavo Coutinho: Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e doutorando em Ciências da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Lucas Peres: Desenvolvedor full-stack e doutorando em Ciências da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Regis Pires: Cientista de dados do Insight Lab e do Íris (Lab de Inovação e Dados do Ceará).

 

Curso de Introdução ao Docker, módulos:

1 – Primeiros passos com Docker (disponível para assistir)

2 – O que são imagens? (disponível para assistir)

3 – Volumes/Armazenamento (disponível para assistir)

4 – Como construir imagens? (disponível para assistir)

5 – Comunicação entre containers (disponível para assistir) ?

6 – Docker compose (disponível para assistir) ?

7 – Vídeo do desafio (disponível para assistir) ?

 

Vamos começar! A primeira parte do curso, contendo os módulos 1 e 2, já está disponível.

A partir do dia 18 de maio, disponibilizaremos a segunda parte (módulos 3 e 4). E no dia 25 de maio, estará no ar a terceira parte (módulos 5, 6 e 7).

Continue acompanhando esta página, quando as partes 2 e 3 do “Curso de Introdução ao Docker” forem lançadas, atualizaremos aqui os links de acesso.

Bons estudos!

 

Se quer continuar aprendendo, acompanhe também o “Curso de Introdução ao Kubernetes”.

Para sempre ser avisado(a) sobre nossos novos conteúdos, assine a nossa newsletter.

 

Categorias
Ciência de Dados Programação Scala

Dica de leitura: Learning Scala Programming

Para quem está de quarenta, todo dia é um ótimo dia de leitura.

Então, se você já tem uma lista de livros para ler neste período, anota mais um!

O livro Learning Scala Programming de Vikas Sharma, foi feito para programadores que desejam se familiarizar com a Linguagem de Programação Scala para escrever programas concorrentes, escaláveis ​​e reativos. Não é preciso ter experiência em programação para entender os conceitos explicados no livro. Porém, caso tenha, isso o ajudará a aprender melhor os conceitos.

SAIBA MAIS

Scala é uma linguagem de programação de uso geral que suporta paradigmas de programação funcional e orientada a objetos. Devido ao seu design e versatilidade, as aplicações em Scala foram estendidas a uma ampla variedade de campos, como Ciência de Dados e Computação Distribuída.

Apesar de ser uma linguagem baseada na JVM (Java Virtual Machine) de uso geral, como Java, Scala fornece uma vantagem com as primitivas funcionais. Scala também possui um sistema de tipagem rico, o que o torna mais expressivo. Usando sistemas de tipagens, os desenvolvedores podem escrever aplicações menos propensas a erros em tempo de execução.

O LIVRO

O autor começa analisando os conceitos básicos da linguagem, sintaxe, tipos de dados principais, literais, variáveis ​​e muito mais. A partir daí, o leitor será apresentado às suas estruturas de dados e aprenderá como trabalhar com funções de alta ordem. 

Além disso, o livro apresenta conceitos como pattern matching, case classes e recursos de programação funcional. Em seguida, você aprenderá como trabalhar com os recursos de orientação a objetos em Scala e sobre programação assíncrona e reativa, onde será apresentado ao framework Akka. Há ainda o aprendizado sobre a interoperabilidade do Scala e Java.

Com tudo isso, este livro fornece todos os elementos essenciais necessários para escrever programas usando Scala. Ele tem todos os blocos de construção básicos que alguém novo em Scala pode querer saber sobre ele, além dos motivos para usá-lo. Um dos principais objetivos deste livro é permitir que você escolha uma construção específica acima de outra.

O AUTOR

Vikas Sharma é desenvolvedor de software e evangelista de tecnologia de código aberto. Ele tenta manter as coisas simples, o que o ajuda a escrever um código limpo e gerenciável. Ele investiu muito tempo aprendendo e implementando o código do Scala e é autor de cursos de vídeo de Scala. Sharma também trabalha como desenvolvedor no SAP Labs.

Depois de ler este livro, você estará familiarizado nesta linguagem de programação e em seus recursos e poderá escrever programas escaláveis, concorrentes e reativos em Scala.

Esta leitura será uma companheira em sua jornada de aprendizado e no desenvolvimento de aplicações em Scala.

 

Boa leitura!

 

 

Categorias
Destaque Inovação squad trabalho

Squads: Modelo que torna as organizações mais ágeis e produtivas

 

O mundo empresarial vive em constante transformação e avanço. Para acompanhar esse ritmo é preciso se atualizar e a inovação é item imprescindível para a continuidade das organizações. Os processos estão cada vez mais velozes e o desafio de manter a rentabilidade força as empresas a encontrarem maneiras de se adaptarem às novas realidades. E aí surge uma questão primordial: como estruturar sua empresa da melhor forma possível?

CONCEITO DE SQUAD

O Squad (esquadrão) é um modelo organizacional que estrutura a divisão das equipes empresariais em pequenos times multidisciplinares. Cada uma com a missão de solucionar desafios específicos de produtos. O Squad é composto por membros de diferentes funções, sincronizados e autônomos, em grupos pequenos e liderados por um colaborador individual, o líder.

O Squad (esquadrão) é um modelo organizacional que estrutura a divisão das equipes empresariais em pequenos times multidisciplinares. Cada uma com a missão de solucionar desafios específicos de produtos. O Squad é composto por membros de diferentes funções, sincronizados e autônomos, em grupos pequenos e liderados por um colaborador individual, o líder.

COMO SURGIU O MODELO DE SQUAD

Em 2014, o vídeo intitulado Spotify Engineering Culture ou Cultura de Engenharia do Spotify – serviço de distribuição de música pela internetdeu o pontapé inicial ao que popularmente ficou conhecido como “modelo Spotify Squads”.

Em sua formação inicial, o Spotify era uma pequena organização que utilizava o Scrum – estrutura de trabalho que busca auxiliar times a construírem e desenvolverem seus produtos em ambientes complexos. Com o crescimento da empresa e o aumento da equipe, percebeu-se que o modelo Scrum não se adequava mais tanto à empresa como antes. Então, concluíram que a metodologia Ágil – do Manifesto Ágil para Desenvolvimento de Software, assinado em 2001 em Utah, era mais importante do que um modelo específico. As metodologias ágeis, em geral, defendem o planejamento adaptativo, times auto-organizados e multidisciplinares, melhoria contínua e o desenvolvimento evolucionário.

A partir daí, o Spotify reformulou seu “Scrum Master” para “ Agile Coach”, que funcionaria como um líder-colaborador capaz de incentivar uma melhoria contínua. Depois dessa primeira mudança, as equipes passaram a ser chamadas de Squads.

 

MODELO SQUAD NO INSIGHT LAB

O Insight Lab implementou a metodologia Squad para dar mais rapidez aos seus trabalhos e uma maior autonomia aos seus membros. Liderado por um coordenador especialista em sua área, cada Squad possui a autonomia necessária para desenvolver um trabalho mais ágil e com ótimos resultados.

Cada esquadrão é coordenado por um líder, que tem o papel de facilitador. Apesar do título, o líder não está em uma posição superior ou inferior ao restante da sua equipe, sendo o seu papel tão importante quanto o de todos os outros membros do esquadrão.

A composição desses Squads, multidisciplinares, vai desde profissionais especializados a estudantes de graduação, passando por pesquisadores nacionais e internacionais. Com um grupo misto, cada membro tem a oportunidade de conhecer mais sobre as outras funções e construir um aprendizado colaborativo.

 

IMPACTOS DA IMPLEMENTAÇÃO DO MODELO SQUAD

Agilidade e produtividade

Com uma equipe mais enxuta, os squads conseguem agilizar os processos por exigir menos burocracia e menos necessidade de reuniões. No modelo de equipe tradicional existe a necessidade de uma relação entre setores no processo, enquanto no Squad toda a comunicação acontece, unicamente, dentro da equipe. Não há a dificuldade de organizar horários e prazos com um número maior de pessoas.

 

Motivação pelo sucesso do projeto

Com o nivelamento das responsabilidades, o grupo passa a desenvolver um sentimento de coletividade mais apurado, e a motivação é consequência diante do reconhecimento também mais democrático entre os membros quando o sucesso acontece.

 

Colaboração além das funções 

Nos Squads, uma grande vantagem é a contribuição de todos os membros durante os processos, de diversas maneiras, independente da sua especialização. Isso enriquece ainda mais a construção do produto que recebe visões diferentes de cada pessoa.

A colaboração também acontece na parceria em dividir os trabalhos, ou mais ainda, na ajuda a um colega na realização de uma tarefa para que a execução dos trabalhos não seja comprometida. Dentro de um Squad o sucesso é de todos. 

 

E você, também faz parte de um Squad?

Que modelo organizacional é usado no seu trabalho?

 

Fontes: 

TecnoSpeed e Target Teal

 

Sair da versão mobile