Categorias
Eventos Machine Learning Pesquisa

Pesquisa do Insight Lab com foco em IA aplicada à cardiologia é apresentada no SBSI 2025

Na semana passada, no dia 23/05, uma pesquisa desenvolvida pelo Insight Lab foi apresentada na 21ª edição do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), um dos principais eventos científicos da área de Sistemas de Informação no Brasil. 

O artigo, intituladoInterpretability of Machine Learning Models for Cardiac Arrhythmia Classification, é assinado por Bruno Torres Marques, Regis Pires Magalhães, Lívia Almada, João Paulo do V. Madeiro, César Lincoln C. Mattos e José Macêdo. A apresentação foi realizada pela Prof.ª Lívia Almada, co-autora do trabalho e pesquisadora do Insight Lab.

A publicação traz contribuições relevantes para a área de saúde digital, com foco na explicabilidade de métodos de inteligência artificial aplicados à cardiologia.

A pesquisa propõe um modelo interpretável de aprendizado de máquina para a classificação de arritmias cardíacas. O estudo se baseia no Technology Acceptance Model (TAM), que destaca a importância da utilidade percebida e da facilidade de uso para a adoção de novas tecnologias. Por meio da extração de características dos eletrocardiogramas (ECG), como variabilidade e mediana dos intervalos RR e PR, além da razão sinal-ruído, o modelo permite explicar de forma clara e visual os fatores que influenciam a decisão do algoritmo.

O trabalho é resultado da pesquisa de mestrado de Bruno Torres Marques, orientado pelo Prof. Regis Pires Magalhães e co-orientado pela Prof.ª Lívia Almada, e está inserido no contexto do projeto AI4Wellness, coordenado pelo Insight Lab da Universidade Federal do Ceará (UFC). O projeto investiga o uso de dados de sensores inteligentes para promover saúde e bem-estar com apoio da inteligência artificial.

 

Sobre o SBSI 2025

O Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI) é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por meio da sua Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI). Sem fins lucrativos, o simpósio tem como objetivo reunir a comunidade científica e profissional da área para debater os avanços, desafios e impactos dos Sistemas de Informação na sociedade.

A 21ª edição do SBSI foi realizada de 19 a 23 de maio de 2025, em Recife, Pernambuco, com organização conjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da CESAR School.

Neste ano, o evento teve como temática central “Inovação com Equidade, Diversidade e Inclusão em Sistemas de Informação”. A proposta foi discutir como os sistemas de informação podem ser desenvolvidos para promover uma sociedade mais justa e igualitária, garantindo que as inovações tecnológicas sejam acessíveis e benéficas para todas as pessoas, independentemente de suas origens, identidades ou condições socioeconômicas.

O SBSI 2025 foi um espaço aberto para apresentações de artigos científicos, pitches, palestras, painéis e minicursos, estimulando o debate e a construção coletiva de soluções que respeitem e valorizem a equidade, diversidade e inclusão. Uma oportunidade única para discutir como a inovação pode, e deve, ser pensada com responsabilidade social e impacto positivo.

Categorias
Bolsas UFC Vagas

Bolsa de pesquisa para estudantes de mestrado em Ciência da Computação da UFC

O Insight Data Science Lab está com inscrições abertas para uma vaga de bolsista de mestrado no projeto Anamnese Assistida por Inteligência Artificial. Esta é uma excelente oportunidade para estudantes do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC/UFC) que desejam atuar no desenvolvimento de soluções inovadoras com impacto direto na sociedade.

O que é o projeto Anamnese Assistida por Inteligência Artificial?

No Brasil são realizadas mais de um bilhão de consultas médicas por ano. Neste contexto, anamnese é uma atividade essencial no atendimento médico. Nela são investigados e documentados episódios e fatos relacionados ao paciente, resumindo suas queixas e provendo um ponto inicial para um diagnóstico e por conseguinte um tratamento. 

Na maioria dos ambientes de atendimento ao paciente, a anamnese é feita de maneira rudimentar: a investigação depende exclusivamente da habilidade do profissional, a documentação é feita através de textos livres e desestruturados e o possível diagnóstico é também manual e dependente do conhecimento do profissional.

As informações da anamnese e exames complementares são importantes para possíveis diagnósticos. O reconhecimento de padrões (pattern recognition) e de critérios de diagnóstico (combinação de sintomas, sinais e resultados de exames) é usado na determinação de um diagnóstico correto. Dessa forma, é essencial a concepção e o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial para auxiliar os profissionais da área da saúde com o objetivo de melhorar o atendimento e a segurança do paciente, assim como reduzir custos.

O projeto Anamnese Assistida por Inteligência Artificial busca transformar essa realidade por meio da aplicação de técnicas de IA para apoiar a escrita de anamneses pelos profissionais de saúde. O projeto investiga técnicas e modelos ASR (Reconhecimento Automático de Fala), além de modelos de linguagem.

 

Número de bolsas: 

Uma (1) vaga para bolsista de mestrado

Período de duração da bolsa: 

até 24 meses 

Modalidade de Contratação:

Bolsa FAPESP 

Remuneração: 

Os valores das bolsas concedidas pela FAPESP estão disponíveis em https://fapesp.br/valores/bolsasnopais

Requisitos:

  • Estar regularmente matriculado no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Computação (MDCC) da UFC; 
  • Não ter nenhuma outra bolsa de instituições de fomento, uma vez que não é permitido o acúmulo de bolsas.
  • As bolsas da FAPESP são concedidas em regime de dedicação integral à pesquisa, ficando o Bolsista impedido de:
    • Exercer profissionalmente qualquer outra atividade, remunerada ou não, que não esteja relacionada à execução do projeto de pesquisa aprovado;
    • Ser sócio-gerente ou participar da administração de sociedade privada.

A seleção será realizada com base no mérito acadêmico do(a) candidato(a), considerando seu perfil e adequação às necessidades do projeto.

 

Etapas do processo seletivo:

– Envio do formulário de inscrição: até 31 de maio
Resultado da análise de currículo e histórico escolar: 2 de junho
– Resultado final: 2 de junho

 

Inscrição

 🔗 Acesse o formulário de inscrição para registrar seus dados e enviar histórico escolar. 

Fique atento às datas e ao seu e-mail.

Categorias
UFC Vagas

Inscrições abertas para Seleção de Pesquisadores do Projeto FCPC/UFC

O Insight Lab, em parceria com o Grupo GREat, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), anuncia a abertura das inscrições para o 3º Processo Seletivo de Pesquisadores 2025 do Projeto FCPC/UFC. A seleção oferece vagas com bolsas de pesquisa para estudantes e professores de qualquer instituição de Ensino Superior do Ceará.

Esta é uma oportunidade única para quem deseja atuar em projetos de ponta nas áreas de tecnologia, inteligência artificial e engenharia de software, com orientação de pesquisadores experientes e envolvimento direto em soluções inovadoras com impacto real.

Vagas disponíveis

O edital contempla vagas para diferentes perfis e níveis de formação:

  • Graduando – Analista de Projetos
  • Graduando – Teste de Software
  • Graduando – Desenvolvimento Android e C/C++
  • Graduando – Inteligência Artificial para Dispositivos Móveis
  • Mestrando – Teste de Software
  • Pesquisador – Teste de Software

Os selecionados atuarão em projetos vinculados ao Projeto FCPC/UFC, com foco em desenvolvimento tecnológico e inovação.

Cronograma do Processo Seletivo

Fique atento às datas:

  • Envio de currículos: 16 a 20 de maio de 2025
  • Análise dos currículos: até 22 de maio de 2025
  • Resultado da pré-seleção: até 23 de maio de 2025
  • Entrevistas online: 26 a 29 de maio de 2025
  • Resultado final: 30 de junho de 2025

Como participar

Os interessados devem acessar o Edital nº 03/2025 para conferir todos os detalhes sobre os requisitos, critérios de seleção, remuneração e formas de envio do currículo.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a equipe organizadora pelo e-mail: jobs@insightlab.ufc.br.

Por que participar?

Participar do processo seletivo FCPC/UFC é uma chance de:

  • Trabalhar em projetos de pesquisa com foco em tecnologia de ponta;
  • Atuar em um ambiente de aprendizado e colaboração interdisciplinar;
  • Contribuir com soluções inovadoras para desafios reais;
  • Fortalecer o currículo acadêmico e profissional com experiência prática.

Não perca essa oportunidade de fazer parte de uma equipe comprometida com a inovação científica no Ceará.
Inscreva-se agora e venha construir o futuro com a gente!

Categorias
Combate à violência de gênero Direitos humanos Não Violência à Mulher

ANAMATRA lança cartilha com o apoio do Insight Lab

Na tarde da última terça-feira (13), foi lançada oficialmente a Cartilha sobre Violência Doméstica, uma iniciativa da Comissão Anamatra Mulheres da Associação Nacional das Magistradas e dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA). O evento ocorreu no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, e contou com a presença de representantes do Judiciário, pesquisadores e entidades da sociedade civil.

A publicação tem como objetivo fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher, especialmente no contexto institucional, em conformidade com a Resolução CNJ nº 254/2018 e a Recomendação CNJ nº 102/2021, que orientam os tribunais sobre a adoção de protocolos integrados de prevenção e medidas de segurança voltadas à proteção de magistradas e servidoras.

Dentre as autoridades presentes no lançamento estavam a Presidente da ANAMATRA, Luciana Paula Conforti, o Vice-presidente da entidade, Juiz Valter Souza Pugliesi, e a Juíza Patrícia Pereira de Sant´Anna, responsável pela Diretoria de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra. Todos destacaram a importância da cartilha como instrumento de orientação, prevenção e combate à violência de gênero no âmbito da Justiça do Trabalho e em toda a sociedade.

O Insight Lab, laboratório de ciência de dados da Universidade Federal do Ceará, é parceiro da ANAMATRA nesta importante ação. Representando o laboratório no evento, esteve presente a pesquisadora Rebeca Quezado, especialista em combate à violência contra a mulher e integrante de projetos do Insight Lab voltados à promoção dos direitos humanos e da equidade de gênero.

Essa cartilha é um marco no enfrentamento à violência de gênero dentro do sistema de Justiça. Ela não só oferece informações essenciais, como também propõe ações concretas de acolhimento e prevenção”, destaca Rebeca.

A Cartilha será disponibilizada gratuitamente no site da ANAMATRA: www.anamatra.org.br. A expectativa é de que o material contribua para a conscientização e a construção de ambientes de trabalho mais seguros e inclusivos.

Categorias
Direitos humanos Não Violência à Mulher

Insight Lab participa do II Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar – ENOE 2025

Nos dias 20, 21 e 22 de agosto de 2025, João Pessoa (PB) será palco do II Encontro Nacional Ouvir e Enfrentar – ENOE, promovido pelo TRT da Paraíba (13ª Região) em parceria com a REDE FEM. O evento reunirá especialistas de diversas áreas, como Direito, Ciência de Dados e Gestão Pública, com foco em ações de enfrentamento à violência contra a mulher.

O Insight Lab é uma das instituições apoiadoras do ENOE 2025 e marcará presença com uma contribuição especial: nossos pesquisadores premiados a nível nacional conduzirão a palestra de encerramento, apresentando os resultados da pesquisa que integra o livro “Feminicídio: mapeamento, prevenção e tecnologia”. A obra aborda como o uso de dados e tecnologias pode contribuir para políticas públicas mais eficazes no combate ao feminicídio.

Com a proposta de fortalecer a atuação das Ouvidorias — especialmente as Ouvidorias da Mulher e de Gênero — o ENOE busca promover o diálogo entre diferentes instituições e fomentar soluções conjuntas para o enfrentamento da violência de gênero.

Sair da versão mobile